Estilos de Tatuagem

Tatuagem egípcia tem a ver com você? Inspire-se nessas fotos!

A tatuagem egípcia é muito rica em simbologia e significados. Esta civilização também possui o título de “berço das tatuagens”, pois foi um dos primeiros povos que não criavam desenhos apenas por questões estéticas, mas também para transmitir mensagens.

Os desenhos místicos e ornamentados atravessaram gerações e são símbolos de beleza, design bem definido e identificação. É uma excelente pedida para quem é fascinado pela história de povos antigos ou pelo país africano.

Vamos contar a história e mostrar quais os significados atribuídos aos desenhos criados na época. Vale conferir para ver qual mais se encaixa na sua personalidade!

História da tatuagem egípcia

Por volta do ano 3100 antes de Cristo, foram datados os primeiros registros de tatuagens no Egito. Os símbolos carregavam uma forte simbologia, utilizando-se de muitos traços que hoje são explorados na cultura ocidental.

As primeiras pessoas a terem tatuagem egípcia foram mulheres. Era uma forma de se “marcar” quem pertencia ao harém do rei ou pertencia a uma classe inferior dentro da sociedade.

Com o passar dos anos, a figura também se tornou protetora para as mulheres. Isso graças à sacerdotisa Hathor, deusa da fertilidade. A tatuagem começou a simbolizar a facilidade de se conectar espiritualmente com os deuses.

A realização da tatuagem também passou a ser interpretada com um sacrifício para divindades, como forma de agradecimento, penitência ou pedido. As mulheres grávidas costumavam fazer tatuagens ao acreditar que isso traria mais saúde e vitalidade para os bebês.

Significados e tipos de tatuagem egípcia

Ao mesmo tempo em que apresenta muita força, a tatuagem egípcia também possui o mistério como característica marcante. Extremamente populares por apresentarem extrema beleza, estas figuras estão mais do que presentes em nossa sociedade.

Separamos alguns exemplos e principais significados para você se inspirar e escolher o modelo perfeito para o sentimento que você quer transmitir!

1. Esfinge

É um forte símbolo de proteção e sabedoria. Por representar o lugar onde os faraós costumavam ser enterrados, traz forte simbolismo ligado ao cuidado e a proteção. Remete ao “guardião das entradas”, forte personagem da cultura egípcia.

A imagem é utilizada para passar o sentimento de poder e inteligência. Combina com pessoas que querem mostrar o quanto estão felizes com a própria personalidade.

2. Pirâmides

As pirâmides foram construídas há mais de 2500 anos e ainda figuram entre as principais obras construídas pelo homem em toda a humanidade. Serviam para que o corpo do Faraó fosse sepultado e ele conseguisse contato com a tão desejada eternidade.

Esta tatuagem egípcia traz a mensagem de estabilidade e forte poder espiritual, físico e emocional. Também remete a ideia de renovação, pois retrata a busca por uma nova vida em outra dimensão.

3. Faraó

Rei do Egito Antigo, a figura do Faraó é extremamente forte na cultura. Era o principal personagem não só na administração do reino e das relações interpessoais, mas também intermediava o contato com os deuses.

Por isso, a tatuagem egípcia remete ao que há de mais justo. É ideal para pessoas que lutar por aquilo que consideram certo. Também traz ao corpo o sentimento de autoridade e diálogo.

4. Hieróglifos

Estes pergaminhos antigos se destacam por trazer mensagens importantes, que costumavam chegar de outras regiões. Era normal que a tradução do texto demorasse algum tempo.

Por isso, o hieróglifo tornou-se um símbolo da cultura, retratando sabedoria, inteligência, importância da comunicação e formalidade. Uma boa pedida para quem é comunicativo e gosta da história.

5. Escaravelho

A tradição apontava o escaravelho como a criatura responsável pelo funcionamento do ciclo solar. Por isso, grande parte de suas representações também levam em consideração a figura do sol.

Este símbolo representa o renascimento, pois o movimento entre dia e noite sempre traz a ideia de recomeço. Também é uma representação da naturalidade, espontaneidade e renovação espiritual.

6. Bastet

Essa tatuagem egípcia é representada por uma mulher com a cabeça de um gato, retratada em tons pretos ou coloridos. A deusa Bastet era extremamente reverenciada pela parte feminina da civilização.

Entre os principais significados estão a proteção, a sabedoria, a fertilidade e o amor. Também tem forte ligação com o sentimento maternal e a representatividade dos felinos.

7. Rá

Tido como o Deus do sol, esta figura costumava ser descrita como um rei com a cabeça de um falcão. Representava a importância do sol na produção de alimentos e no trabalho de toda a população egípcia.

8. Ísis

A figura da deusa egípcia do amor e da magia trazia proteção aos mais fracos e oprimidos da sociedade. A tatuagem egípcia era admirada por artesãos, pescadores e escravos. Era uma referência para a população mais pobre.

De acordo com a lenda antiga, era o choro de Ísis que abastecia o Rio Nilo, fundamental para a sustentação do Egito. Era um espírito responsável por propagar sabedoria e inteligência.

9. Olho de Hórus

Este símbolo era considerado um dos mais importantes da sociedade egípcia. Para quem o sustentava, trazia intensa saúde, vigor, proteção, força e moradia. Hoje, também aparece como figura protetora contra a inveja e o mau olhado.

É tida como uma das figuras mais sólidas da cultura. Na tradição, o principal inimigo do Deus Hórus era Seth, representante da violência e da desordem.

10. Ankh

Representando um dos hieróglifos mais tradicionais da civilização antiga, a tatuagem egípcia Ankh representa a chave da vida. Por isso, é ligada ao conceito de eternidade e insistência.

Costumava ser utilizada pela população nobre e também difundia outros dois conceitos: a proteção, por ter o formato parecido com o de uma cruz, e a união entre os povos.

View this post on Instagram

By @umbe.r

A post shared by Viale Beverora 6A Piacenza (@divetattoostudio) on

11. Anúbis

A tatuagem egípcia de Anúbis representava a crença na vida após a morte. Ele era tido como um guia das almas que já não estão mais habitando este mundo.

Apresentado como um homem com a cabeça de chacal também era tido como um grande guerreiro, que tinha a função de proteger pirâmides.

12. Cleópatra

Figura lendária na cultura egípcia, Cleópatra era a figura que mais exaltava o crescimento feminino. Representava a liderança das mulheres, além da inteligência e a alta capacidade intelectual.

A beleza da rainha também é retratada nos diversos desenhos, o que torna a figura ainda mais chamativa e representativa.

São diversas as formas de se aplicar a tatuagem egípcia levando em consideração todas as representações que citamos. Estude todos os exemplos e também confira mais sobre a cultura do Egito! Quem sabe outro símbolo não chama a sua atenção? O importante é encontrar a tatuagem perfeita para te representar!

Faça um Comentário

/* ]]> */