Curiosidades Tatuagens Femininas

A tatuagem do filtro dos sonhos virou moda: inspire-se aqui

A tatuagem do filtro dos sonhos está em alta. Tatuar o corpo com este símbolo atrai cada vez mais pessoas, seja por questões de estética, seja pelos significados que ele desperta.

E você? Por quais motivos pretende fazer a sua tatuagem do filtro dos sonhos? Neste artigo mostraremos um pouco destes dois lados, o estético e o simbólico, ou seja, forma e conteúdo, aparência e essência.

Origem e significado do filtro dos sonhos

Entender a origem e o significado do filtro dos sonhos (dream catcher em inglês) é fazer uma viagem no tempo e no espaço.

Precisamos sair da nossa atual realidade urbana do século XXI para nos transportarmos até distantes aldeias indígenas da América pré-colonial, mais precisamente para a tribo Ojibwa (ou Chippewa), na região dos Grandes Lagos da América do Norte.

Quem são os índios Ojibwa?

Os índios Ojibwa formam atualmente o terceiro maior contingente de população nativa dos Estados Unidos, atrás apenas dos Cherokees e dos Navajos.

A maior parte da população Ojibwa vive na região fronteiriça entre Estados Unidos e Canadá, próxima aos Grandes Lagos. É praticamente a mesma localização que eles já ocupavam quando teve início a colonização europeia no continente, há cerca de quatro séculos.

Um pequeno contingente de índios Ojibwa deixou a região, tendo migrado para o estado do  Novo México.

E o que é o filtro dos sonhos?

O filtro dos sonhos é um tradicional amuleto da cultura Ojibwa.

Tem a forma de um aro e sua função é filtrar as energias, capturando os sonhos ruins, para que as pessoas tenham apenas sonhos bons. O amuleto também traz sorte e sabedoria para quem o mantém.

A parte interna do aro é atravessada por fios entrelaçados que formam uma teia. Bem no centro do aro, esse entrelaçamento de fios deixa uma abertura circular. Na parte externa ao aro, são presas algumas penas, lembrando algo como uma cauda.

Tudo no amuleto tem um significado. Assim, por exemplo:

  • O aro, com seu formato circular, é uma referência ao ciclo da vida;
  • A teia que preenche a parte interna ao aro representa toda a complexidade presente em nossas vidas;
  • A abertura circular formada no centro do aro representa o mistério, a força criadora;
  • As penas amarradas ao aro representam o ar e a respiração, essenciais para a vida. Penas de coruja fêmea representam ainda a sabedoria, enquanto penas de águia macho representam a coragem.

Além desse formato básico original, outros símbolos podem ser adicionados ao amuleto, com significados mais pessoais.

Ainda segundo a tradição Ojibwa, o amuleto deve ser colocado em algum lugar alto da casa onde bata sol ou, então, em cima das camas. A crença é de que os sonhos ruins que surgem durante a noite serão aprisionados pelos fios entrelaçados da teia, enquanto os sonhos bons passarão pelo círculo no centro do amuleto e chegarão até as pessoas.

Ao amanhecer, os sonhos ruins aprisionados no filtro serão destruídos pelo clarear do dia. Assim, os moradores da casa estarão protegidos, terão sonhos bons, sorte e sabedoria.

Um detalhe importante: pesadelo não é necessariamente sinônimo de sonho ruim. Por definição, sonhos bons são aqueles que trazem mensagens importantes a serem decifradas sobre a vida, a natureza ou o universo. Se um pesadelo traz uma mensagem importante, ele é na verdade um sonho bom.

Embora o filtro dos sonhos seja uma criação da tribo Ojibwa, o amuleto se popularizou até mesmo entre outras tribos indígenas da América do Norte, que a incorporaram às suas culturas.

View this post on Instagram

Нежность в чистом виде , дамы и господа ✨ ⠀ P.s. Тяжело сделать из очень популярной темы что то своё ,но думаю что у нас с @da.v.che получилось. 💓🎨 ⠀ Интернет -это ,конечно, хорошо , но делая выбор в пользу индивидуальной отрисовки эскиза,будь то даже незначительные правки, вы делаете вашу тату чуть более оригинальной , личной , именно такой как захотите вы 😻 ⠀ А согласны ли вы с этой точкой зрения ? Или без разницы авторский эскиз или нет ? Очень интересно послушать⤵️ 🤔🙈 ⠀ ⠀ ⠀#татукмв #кмв #татупятигорск #татукисловодск #татуессентуки #ессентуки #пятигорск #кисловодск #татуставрополь #татуловецснов #ловецснов #татусова #татуперо #татуакварель #акварель #татуживотные #сова #ньюскул #татудлядевушек #татуцветы #owltattoo #owl #tattoo #tatttoogirl ⠀#dreamcatcher #dreamcatchertattoo #tattooflower #watercolortattoo #art #watercolor ⠀

A post shared by Mari | tattoo artist | КМВ (@mari_ivanova_tattoo) on

As lendas Ojibwa sobre o filtro dos sonhos

Os índios Ojibwa acreditavam que, durante a noite, o ar ficava carregado de sonhos bons e ruins e que eles traziam importantes mensagens sobre a vida, a natureza e o universo. Por isso, consideravam que uma das principais missões dos seres humanos na Terra era decifrar os sonhos.

Na tradição Ojibwa, existem várias lendas contendo diferentes versões a respeito do surgimento do filtro dos sonhos.

Uma dessas lendas diz que, certo dia, um ancião da tribo subiu uma montanha em busca de sabedoria. Chegando ao topo, encontrou um ser em forma de aranha que lhe ensinou muitos segredos da vida e apresentou o amuleto com o qual sua tribo deveria se proteger. Desde então, os membros da tribo passaram a ter sonhos reveladores e a acordar sempre mais dispostos e renovados.

Outra lenda conta que houve um tempo em que os Ojibwa viviam divididos e em guerra. Havia a tribo da raiva e a tribo do rancor. Essa desarmonia perturbava o sono das crianças todas as noites. Então, uma divindade surgiu e ensinou aos índios como fazer e usar o amuleto. Com isso, a tribo voltou a viver em harmonia, sem raiva nem rancor.

Ainda outra lenda conta que, certa noite, uma anciã da tribo viu uma aranha tecendo fios e notou que havia algo de diferente nela. O neto desta anciã, ao ver a aranha, quis logo matá-la, mas foi impedido pela avó. Mais tarde, em agradecimento por ter lhe salvado a vida, a aranha revelou à anciã o segredo do amuleto que filtrava sonhos. A anciã então confeccionou diversos amuletos e os distribuiu para toda a tribo.

A tatuagem do filtro dos sonhos

Conforme apontado, símbolos podem ser adicionados ao amuleto, conferindo-lhe novos significados, muitas vezes de ordem pessoal. No caso das tatuagens, até mesmo as cores têm sido usadas nesse sentido. Assim, por exemplo:

  • o amarelo está ligado à inteligência e à sabedoria;
  • o azul sugere determinação e fé;
  • o branco transmite a ideia de iluminação;
  • o laranja revela desapego;
  • o magenta indica comprometimento e gratidão;
  • o marrom é sinônimo de estabilidade;
  • o rosa é associado à beleza e à paixão incondicional;
  • o verde tem a ver com harmonia, cura e verdade;
  • o vermelho diz respeito à criatividade, à paixão, à motivação e ao poder;
  • o violeta traduz liberdade.

Ainda assim, entre as pessoas que optam por fazer uma tatuagem do filtro dos sonhos, a grande maioria identifica nela um símbolo de proteção, bem de acordo com seu significado original.

Seguem algumas imagens que podem inspirar a escolha da sua tatuagem do filtro dos sonhos.

Veja também:

Faça um Comentário