Significados Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagem de shinigami: significados e fotos inéditas

Tatuagens de shinigami

Já se perguntou o que leva uma pessoa a fazer uma tatuagem de shinigami no corpo? Não houve uma única cultura, em toda a história da humanidade, que não tenha gasto uma quantidade significativa de tempo pensando sobre a morte. Não deveria ser surpresa, portanto, que também atribuíssemos o misterioso processo de morte à forças sobrenaturais.

Na cultura ocidental, temos anjos da morte e o Ceifador: seres que conduzem almas do invólucro mortal para a vida após a morte. No Japão, eles têm o Shinigami. Porém a cultura de se tatuar um ser sobrenatural desses varia.

Algumas pessoas acreditam que a tatuagem de shinigami pode ser um talismã de proteção contra os perigos da vida. Outros atribuem a ela a sorte. Atualmente há aquelas pessoas que fazem tatuagens das diversas representações dos shinigamis através dos quadrinhos e animações da cultura japonesas (mangá e anime respectivamente).

Quem são os Shinigamis?

A palavra “shinigami” é composta de duas outras palavras japonesas: “shi” e “kami”. Estas palavras significam literalmente “morte” e “deus”.

Na mitologia japonesa, o mundo está cheio de kami, ou seja, deuses de vários tipos. Acredita-se que tudo no mundo tem um espírito que o governa. Há o kami do céu, o kami dos rios, o kami da sorte e, claro, o kami da morte. Estes são os shinigamis.

O trabalho do espírito da morte é convidar os humanos à morte, o que soa muito mais educado do que ter sua alma colhida por um esqueleto alto em um manto. Embora a contraparte do Shinigami no ocidente seja o Ceifador, há algumas diferenças entre os dois, que abordaremos a seguir.

Veja também – Tatuagens de carpa: história, significado e muitas fotos

A criação do shinigami

Quem deseja fazer uma tatuagem de shinigami precisa saber algumas coisas sobre sua origem. Os shinigamis teriam entrado no folclore japonês por volta do século 18 ou 19. Durante esse período de tempo, ideias do ocidente, em particular as cristãs, interagiram com as crenças tradicionais xintoístas, budistas e taoistas. Um dos resultados dessa interação foi a criação do shinigami.

Embora tenha algumas semelhanças com o Ceifador, eles não são totalmente iguais, e algumas diferenças importantes entre os dois podem ser vistas.

Para começar, na crença ocidental, o Ceifador é considerado um ser aterrorizante e a personificação da própria morte. No folclore japonês a morte é vista menos como indivíduo e mais como parte do ciclo natural da vida. Assim, os shinigamis são considerados agentes que facilitam o bom funcionamento deste ciclo.

Ao contrário do Ceifador, que pode ser descrito como um “colhedor de almas”, os shinigamis meramente asseguram que as pessoas morram na hora marcada, e então escoltam suas almas para a vida após a morte. Além disso, enquanto o Ceifador é descrito como uma única entidade, acredita-se que existem muitos shinigamis.

Segundo a lenda, os espíritos da morte geralmente trabalham em pares e aparecem quando é o tempo pré-ordenado de uma pessoa para morrer, quando então a convidam a passar do limiar entre a vida e a morte.

Veja também – Tatuagem Samurai: força, tradição e vários estilos!

Aparência

Como são os shinigamis? Essa é uma pergunta que toda a pessoa que queira fazer uma tatuagem de shinigami deve se fazer. Entretanto ela é surpreendentemente difícil de responder, já que espíritos da morte são invisíveis para todos.

Com exceção de alguns casos raros de pessoas que têm algum tipo de conexão com a morte ou que estão perto de morrer. Além disso mesmo quando os shinigamis são vistos, eles nunca têm a mesma aparência ou forma.

Nos dias de hoje

Se você não sabe como reproduzir fielmente uma tatuagem de shinigami, fique tranquilo. Com a popularidade dos shinigamis na cultura pop japonesa, eles são apresentados de diversas maneiras ao longo dos anos.

Os shinigamis acompanham os períodos históricos em frequente mudança e hoje em dia são apresentados nos animes e mangás japoneses modernos. Entre as obras que se destacam estão Death Note, Bleach, Yuyu Hakusho e Soul Eater.

Pode-se mencionar que em cada um desses animes / mangás, os shinigamis recebem frequentemente papéis que são bem diferentes dos tradicionais. Além de sua associação com a morte, pode-se dizer que esses shinigamis modernos não têm muito em comum com suas contrapartes tradicionais.

Significado da tatuagem de shinigami

Tatuar um deus da morte sobre a pele num primeiro momento parece algo horrível e grotesco. Entretanto acredita-se que ter uma tatuagem de shinigami seja algo relativamente próximo de quem tatua a frase “memento mori”, que é uma expressão latina que significa algo como “lembre-se de que você é mortal”, “lembre-se de que você vai morrer” ou traduzido ao pé-da-letra, “lembre-se da morte”.

Na cultura japonesa atribui-se ao shinigami apenas o rito de passagem para o pós-morte, e não necessariamente tirar a vida das pessoas. Portanto é algo visto como natural no ciclo da vida.

Pessoas que estavam à beira da morte por conta de alguma doença ou acidente, e que superaram essa situação, são suscetíveis a escolher uma tatuagem de shinigami como símbolo de vitória sobre a morte.

Além disso outro motivo que faz com que as pessoas escolham uma tatuagem de shinigami é a coragem e sabedoria com que enfrentam o fardo da morte. Para quem não tem medo de morrer e encara como um ciclo natural da vida.

Veja também – Tatuagens Yakuza: muita história e significado + fotos para se inspirar

Tatuagens de shinigami para você se inspirar

Essas tratam-se de uma representação mais tradicional, com desenhos com traços típicos da cultura oriental com uma máscaras kabuki;

Por não possuir uma forma concreta, a variação de shinigamis pode se reduzir também ao Ceifador;

View this post on Instagram

. . Artist:Tara @tarafleming_tattoo . . おはようございます。 ジャックポットタトゥー、オープンしております。 . 複数回にセッションを分ける大きなタトゥーでは、セッション毎に合計金額を分割でお支払い頂いております。 . ご予算やご都合に合わせて、セッション回数を調整することも可能なので、まずは打ち合わせの際にご相談ください。 . それでは本日もよろしくお願いします。 . #tattoo #tattoos #tattooflash #tattoodesign #reapertattoo #bngtattoo #blackandgrey #blackink #nagoya #osu #japan #jackpottattoo #タトゥー #死神 #bng #名古屋 #大須 #ジャックポットタトゥー

A post shared by JACKPOT TATTOO – NAGOYA (@jackpot_tattoo_nagoya) on

Entre as principais representações shinigami nos tempos de hoje, as encontradas nas animações e mangás japoneses são as mais famosas;

Considerações finais

Como foi dito, existem diversos tipos de representação dos shinigamis. Desde desenhos mais tradicionais da cultura japonesa, representações do Ceifero e uma infinidade de shinigamis da cultura pop como Death Note, Yuyu Hakusho e Bleach. Trouxemos aqui uma variedade de tatuagens que te inspirarão para a sua próxima sessão.

Faça um Comentário

/* ]]> */