Significados Tatuagens de Animais Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagem de dragão: muita história e grandes significados

A tatuagem de dragão é, talvez, uma das mais recorrentes quando se trata de escolher o tema central de uma tattoo ao longo dos anos.

Não há dúvida de que os dragões são seres que transmitem uma força incrível, mas, ao mesmo tempo, possuem uma enorme beleza e estão sempre intimamente ligados ao mundo espiritual, sagrado e misterioso.

Isso faz com que eles reúnam dois aspectos que são muito importantes quando chega a hora de escolher um desenho para tatuar. Por um lado, os dragões têm um grande impacto visual e estético e, por outro lado, têm muitos significados de acordo com diferentes culturas, com as quais a pessoa que vai fazer a tatuagem pode se sentir identificada.

Significado de tatuagem de dragão

Como já dissemos, além do componente visual, muitas pessoas gostam de se identificar com o que é transmitido pelo item que será tatuado e que o acompanhará por muitos anos ou mesmo por toda a vida.

Em seguida, veremos o significado de vários tipos de tatuagem de dragão, de acordo com sua cultura.

Tatuagem de dragão chinês

Na cultura oriental, os dragões têm maior significado e significância. Especificamente na China, o dragão é um dos símbolos mais poderosos e geralmente está intimamente associado à boa sorte e ao poder.

É um dos cinco animais sagrados que representam as direções do mundo (os pontos cardeais e o centro) e está relacionado com “o começo”. O dragão representa o leste, a madeira, a cor verde e a primavera.

Também simboliza o equilíbrio no mundo e nele existem alguns dos antagonismos do cosmos: fogo e água, céu e terra. E é por isso que é uma criatura que desperta medo e admiração ao mesmo tempo em diferentes culturas.

No Oriente, está sempre associado ao sucesso, desempenho, prosperidade, proteção, lealdade. Eles são sinônimos de sabedoria e são os controladores dos elementos da natureza relacionados à água.

Os dragões não compartilham o fogo como representações do Ocidente, mas respiram nuvens e podem causar tempestades ou inundações quando estão com raiva.

Claro, na China, o dragão também corresponde a um dos signos do zodíaco e muitas pessoas tentam ter seus filhos nascidos no ano do dragão, pois isso significa abundância, saúde e vida longa.

A lenda dos nove dragões

O número 9 é um dos mais importantes da China, considerado o último dos números individuais e, a partir do qual tudo recomeça. É um número totalmente associado à boa sorte.

Os filhos do dragão são dragões chineses que são os filhos do rei dragão. Esses dragões são descritos em muitas histórias e textos chineses antigos e, embora existam diferenças, eles sempre coincidem em seu número. Cada um deles é atribuído qualidades especiais:

  • Dragon Snake: Está em seu primeiro estágio de crescimento;
  • Dragon of Horns (Lung): Eles são os mais poderosos, não podem ouvir e são capazes de produzir chuva. A cabeça aponta para o sul e a cauda para o norte. Eles também representam o sol e o leste como um símbolo;
  • Dragão com asas (Ying-Lung): Um dragão que evoluiu, com mais experiência e sabedoria;
  • Dragão Celestial: Protege as mansões dos deuses;
  • Dragão espiritual: Aquele que cria chuva e vento para a raça humana;
  • Dragão de tesouros escondidos: representa abundância e riqueza excedente;
  • Dragão Amarelo: Aquele que emergiu da água e mostrou ao Imperador Fu Shi os segredos da escrita;
  • O Rei Dragão: Formado por 4 dragões separados que são os guardiões dos 4 principais mares.

Fisionomia e design dos dragões chineses

O aspecto físico dos dragões chineses é bem diferente das representações dos dragões ocidentais. O dragão chinês tem um corpo alongado, na forma de uma cobra, e geralmente tem 4 pernas pequenas.

Embora eles possam voar, eles não têm asas. Dizem que eles têm 9 características de diferentes animais e são eles que formam o dragão. Estes seriam:

  1. Cabeça de camelo, barbada;
  2. Chifres de veado;
  3. Olhos maus;
  4. Orelhas de boi;
  5. Barriga de sapo.
  6. Pescoço de cobra.
  7. Escamas de carpa no corpo;
  8. Patas de tigre;
  9. Garras de águia.

Tatuagem de dragão japonês

No Japão, as representações de serpentes e dragões estão associadas a energias sobrenaturais capazes de controlar os elementos da natureza, especialmente aqueles relacionados à água.

Sua figura está muito ligada a desastres naturais, já que eles foram atribuídos às grandes chuvas e inundações quando foram ofendidos pelos mortais.

Os dragões divinos eram os protetores dos palácios dos deuses. Os dragões terrestres foram responsáveis ​​pelo curso dos rios. Os dragões espirituais abençoaram as chuvas. Os dragões guardiões possuíam e guardavam uma infinidade de tesouros terrenos.

Os dragões japoneses associados à fortuna são os chamados Fuku-Riu e foram muito reverenciados. Tatsu é o dragão mais comum na cultura japonesa e está sempre associado ao mar. Tem representação também no zodíaco.

Acredita-se que eles viviam em lagos e eram percebidos como energias espirituais. Hai-riyo é o dragão de estágio mais avançado. Seria o equivalente do dragão chinês Ying-Lung.

Fisionomia e Design dos Dragões Japoneses

A aparência dos dragões japoneses é muito semelhante à dos dragões chineses e dos dragões coreanos. A diferença básica está no número de garras que eles têm nas pernas.

Os dragões japoneses têm três garras, os chineses cinco e os coreanos quatro. Na cultura de cada uma das três regiões, acredita-se que quando começaram a se expandir, voaram para o resto das regiões e começaram a perder ou ganhar garras.

Tatuagem de dragão ocidental

No Ocidente, o dragão deixa de ser uma criatura considerada sagrada, protetora da ordem do cosmos e, em muitos casos, do ser humano, sendo possuidora de equilíbrio e representando o divino.

Ele é um símbolo do mal e seu protagonista na multidão de narrações, onde os valentes cavaleiros tiveram que enfrentar suas garras.

Esta mudança pode ser dada por alguns fatos históricos, como as invasões dos bárbaros carregando escudos e bandeiras com símbolos de dragões, e Vikings atacando seus navios cujas características das proas foram em forma de dragão.

Portanto, para o cristianismo, o dragão representa um símbolo de Satanás, o oposto do bem. E, por essa razão, é comum os dragões terem significados relacionados à ganância, com guardas de ouro (bens materiais), com o fogo do inferno, com medo, terror e destruição.

Embora eles também mantenham características como sua grande inteligência ou seu enorme poder, muitas culturas, como os vikings ou muitos emblemas ingleses, os usavam em seus símbolos e escudos como sinal de força.

Fisionomia e design dos dragões ocidentais

Quando falamos de dragões, a figura do dragão ocidental vem à mente normalmente, o que está longe do dragão alongado na forma de uma cobra oriental.

O dragão ocidental seria um tipo de lagarto gigante com um corpo blindado com escamas e enormes asas de morcego. Tem uma cauda enorme e quatro pernas poderosas.

É claro que a característica inconfundível desse tipo de dragão é a capacidade de cuspir fogo pela boca. A partir daqui, a representação dos dragões ocidentais é praticamente infinita. Uma ou várias cabeças, grandes e pequenas, uma inesgotável variedade de cores, etc.

Tatuagem de dragão em homens e mulheres

A tatuagem de dragão é um tema escolhido por homens e mulheres quando se trata de tatuar. Ela pode ser projetada com base em estilos muito diferentes, para que possam se encaixar em diversas personalidades.

Enquanto tatuagens de dragões orientais estão muito divididas entre homens e mulheres, o dragão ocidental é escolhido principalmente por homens. Isto é devido aos significados dos quais falamos anteriormente.

Dragões orientais estão intimamente ligados à significados do mundo espiritual e místico, temas que apelam para homens e mulheres, enquanto os dragões ocidentais têm mais significados ligados à força e poder, os tópicos mais interessantes, geralmente para homens.

O tamanho

As tatuagens de dragão, em geral, têm tamanho médio a grande. Geralmente, é necessário um grande espaço para obter um design detalhado de qualidade que não poderia ser alcançado em espaços pequenos.

No entanto, há também projetos menores ou minimalista, nos quais as características essenciais do dragão são simplesmente apresentadas, por exemplo, na forma tribal.

Os melhores lugares para tatuar dragões

Como já dissemos, os dragões normalmente precisam de espaço para detalhar melhor, de modo que os locais mais comuns para esse tipo de tatuagem seriam lugares como as costas, braços e pernas.

Faça um Comentário

/* ]]> */