Significados Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas Tatuagens Religiosas

Tatuagem de cruz: significados diversos e muita fé

Quando o assunto é arte corporal, a tatuagem de cruz ocupa seguramente um lugar de destaque na lista das mais populares do Brasil. E isso não se deve ao acaso, muito longe disso.

Na verdade, esse cenário está diretamente relacionado ao fato deste ser um país de população majoritariamente cristã.

Como a simbologia mais conhecida da cruz é aquela relacionada ao sacrifício de Jesus como o messias retratado na Bíblia, é bastante simples imaginar as razões da popularização de tal figura até mesmo nas tatoos.

Mas esse, claro, não é o único significado da tatuagem de cruz nos dias atuais.

Como elas existem em diferentes versões e formas, estão também sujeitas a diversas interpretações, sobre as quais falaremos melhor na sequência deste artigo, enquanto também mostramos dicas e fotos para quem está pensando na cruz como imagem de sua próxima tatuagem.

A tatuagem de cruz

A versão de tatuagem de cruz mais conhecida no Brasil talvez seja a da cruz católica. Esse é também o tipo mais comumente associado ao cristianismo pelo fato de ter traços simplistas que remetem à fé e à crença no cristianismo de modo geral. O detalhe, no entanto, é que mesma essa cruz consegue comportar diferentes interpretações.

Um retrato disso é que para cristãos protestantes, por exemplo, a cruz vazia pode significar um lembrete de que Jesus não está mais morto e crucificado, mas sim ressuscitado no céu intercedendo pelos seres humanos.

Ainda nesse âmbito cristão, há também quem acredite que a cruz é uma espécie de união entre o divino e o humano, e até uma outra frente que enxerga a cruz como uma espécie de amuleto religioso.

Outros significados da cruz

Conforme já adiantamos inicialmente, outras versões e traços da tatuagem de cruz são hoje comuns e carregam consigo significados diferentes.

Como já falamos da cruz católica e entendemos que cada modelo pode ter um sentido amplo e particular, portanto, resolvemos dividir o assunto em tópicos, como você confere agora a seguir.

Tatuagem de cruz celta

Assim como a cruz católica, a tatuagem de cruz celta traz consigo um simbolismo religioso. Caracterizada pelo círculo que tem ao seu redor e pelos típicos adornos celtas, esse tipo de desenho representa a eternidade e o infinito amor de Deus, podendo ainda ter associação com o sol.

Tatuagem de cruz de Santo André

Também com viés religioso e cristão, a cruz de Santo André na verdade tem origem na interpretação de S. Pedro de que não merecia morrer da mesma maneira que Jesus Cristo.

O formato dessa cruz sugere uma espécie de X e possui adornos específicos. Ela recebe esse nome porque mais tarde o Santo André também compartilhou da opinião de Pedro e aderiu assim à ideia.

Tatuagem de cruz ankh

Aqui temos um exemplo de desenho de cruz que foge um pouco ao simbolismo cristão. Bastante comum em tatuagem de cruz, esse formato está mais relacionado à antiga mitologia egípcia.

Com forma arredondada na parte superior, ela sugere ser uma espécie de chave para a vida eterna ou até um símbolo para a fertilidade. Vale destacar que há ainda uma linha de raciocínio que defende a ligação da imagem com Horus, um ícone do antigo Egito que teria renascido após a morte.

Tatuagem de cruz maltesa

Dentre as mencionadas até aqui, a cruz maltesa é provavelmente a que tem o formato mais incomum. Ela se notabiliza pelos quatro braços com duas pontas cada e tem relação com os Cavaleiros Hospitaller, que foi nada mais que um grupo cristão de cavaleiros.

A cruz possui 8 pontos que representam a coragem, glória, fidelidade, devoção, honestidade, prestatividade e respeito à igreja.

Tatuagem de cruz gótica

Muito utilizada por fãs de rock e metal, a cruz gótica traz uma ideia de transgressão por seu aspecto sombrio e escuro. Ela foi criada com inspiração alemã, sendo feita com peças de ferro e adornos.

Tatuagem de cruz cóptica

Aqui temos mais uma tatuagem com representação religiosa. Nesse caso, trata-se da cruz da grande igreja católica da Etiópia. Seu formato sugere 12 pontos, que em tese simbolizam os doze apóstolos de Cristo.

Tatuagem de cruz pequena

O tamanho da tatuagem por si só não costuma influenciar em nada a sua simbologia. Diante disso, muita gente opta por tatuagem de cruz pequena, capaz de traduzir seu simbolismo sem ocupar muito espaço.

Ela pode ser feita em diversos pontos do corpo.

Fotos de tatuagens de cruz nas costas

As costas, por ser um dos espaços de tatuagens mais amplos do corpo, acaba sendo propício para quem deseja dar destaque a uma tatuagem de cruz, independentemente do modelo escolhido. A ideia funciona perfeitamente bem.

Fotos de tatuagens de cruz no pescoço

O pescoço é um dos espaços mais interessantes para se fazer uma tatuagem de cruz. Isso porque trata-se de um ponto delicado e intimista, que por vezes pode até ser camuflado pelo cabelo caso haja interesse.

Fotos de tatuagens de cruz no braço

O braço é mais um bom lugar para fazer uma tatuagem de cruz, seja para reafirmar a fé ou qualquer que seja o simbolismo por traz do desenho.

Fotos de tatuagens de cruz no dedo

Por fim temos aqui o dedo, que um dos lugares mais discretos para se fazer uma tatuagem. Como isso não altera de maneira alguma a simbologia do desenho em si, acaba surgindo como boa alternativa para quem deseja fazer tatuagem de cruz.

Faça um Comentário

/* ]]> */