Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagem de coração é clássica e “fofinha”

Se você quer fazer uma tatuagem e ainda não sabe bem o que escolher, chegou ao texto certo. Que tal uma tatuagem de coração, um dos exemplos mais clássicos na arte da tatuagem, mas que também pode ser muito delicada e fofinha?

Breve histórico da tatuagem de coração

Talvez o seu primeiro pensamento sobre tatuagem de coração seja mais ligado a delicadeza. Porém, este tipo de desenho integra os registros mais antigos de tatuagens não-tribais, que geralmente são atribuídos a marinheiros.

Os tripulantes de navios costumavam tatuar mais frequentemente âncoras, andorinhas, cordas, nomes e corações. Geralmente os dois últimos eram somados: a tatuagem de coração vinha acompanhando uma faixa ou era preenchida com nomes ou dizeres.

Este, inclusive, continua sendo um tipo de desenho muito difundido e suas variações são intermináveis. Seus significados também podem ser inúmeros, tendo entre os mais comuns: amor, saudade, luto, compaixão e até ideais religiosos.

Talvez este design esteja entre os mais ecléticos na hora de escolher um desenho. Ele pode ser recriado em diversos estilos, tamanhos, cores e até formas, já que há mais de uma maneira de desenhar corações e há vários meios de deixar a sua  tatuagem de coração com a sua cara.

Corações e seus diversos significados

Além do significado pessoal para quem escolhe, a tatuagem de coração pode trazer um conceito próprio e profundo atrelado ao estilo ou tipo de desenho escolhido.

Acompanhe alguns dos mais profundos.

Claddagh

Um coração coroado, com duas mãos o segurando, uma de cada lado. O claddagh é um símbolo tipicamente irlandês e cada uma das partes que constituem o desenho tem um significado específico. As mãos significam amizade, a coroa lealdade e o coração, amor.

É um desenho popular, mas o símbolo é mais popular ainda em pedidos de casamento na Irlanda, já que o claddagh original foi criado como anel de noivado na idade média.

Coração com fechadura

Geralmente este tipo de tatuagem de coração simboliza um compromisso duradouro e é feita em companhia de outra pessoa, que tatua a chave. É uma escolha romântica e pode simbolizar a cumplicidade do casal.

Coração com asas

Representa liberdade de diversos ângulos: amor a liberdade da pessoa tatuada, desejo de aventura, a libertação de um vício ou problema duradouro, entre outros. Está entre os desenhos mais escolhidos para tatuagem de coração.

Nó celta

O nó celta tem um design especial: apesar de muito intrincado, o desenho é completamente interligado. Acompanhado de um coração, representa as muitas voltas que podemos enfrentar, sem jamais desistir ou “desatar”. Ele basicamente simboliza que tudo é interligado e não há um real início ou fim para as coisas.

Sagrado Coração

Um símbolo tipicamente religioso, o sagrado coração é carregado de significados para o cristianismo e há várias maneiras de representá-lo. Ele pode ser rodeado por espinhos, coroado, acompanhado de um ou mais anjos ou mesmo pegando fogo.

Tatuagens desse tipo geralmente representam a fé e são dedicadas a Jesus Cristo e ao que ele representa.

Coração pegando fogo

Além de um dos significados citados no item acima, a tatuagem de coração pegando fogo também pode representar paixões avassaladoras, seja por outra pessoa ou por alguma coisa.

Coração cravado por espadas ou adagas

Pode ter significado positivo ou negativo e também está entre os desenhos de tatuagem de coração mais escolhidos. Ela pode representar coragem, assim como também pode representar algum tipo de dor, luta ou tristeza.

Coração realista

Pode trazer significados muito pessoais para a pessoa tatuada, assim como qualquer tatuagem. Não há um significado específico atrelado a ela, mas pode demonstrar algum apreço pelo sentido real das coisas ou mesmo interesse por anatomia.

Três corações

O significado mais comum por trás de tatuagens com três corações, estejam interligados ou não, é representar a continuidade da vida. Cada um representa respectivamente os amores do passado, presente e futuro.

Coração quebrado, costurado ou colado

Representa alguma perda pessoal, seja amorosa ou não. Geralmente esta tatuagem está atrelada a um sentimento de culpa, luto ou saudade.

Há ainda diversos outros tipos de desenhos que podem ter significados mais distintos, como o naipe de copas no baralho. Outros, ainda, não precisam ter significado algum. Tribais ou traços podem ser escolhidos simplesmente pelo apelo estético ou ter algum tipo de representação estritamente pessoal.

Artistas que têm tatuagens de coração

Por ser um desenho muito popular, muitos artistas têm corações tatuados. Conheça alguns deles:

  1. Dua Lipa tatuou um coração de arame farpado no antebraço em fevereiro de 2018. O mês é considerado mês dos namorados nos Estados Unidos, o que pode significar alguma coisa.
  2. A atriz americana Lena Dunham tem um coração tatuado na parte interna do braço direito. O desenho é inspirado em uma das bonecas de Greer Lankton e diz “me ame”.
  3. A atriz Jessica Stroup tatuou na nuca um coração que tem um significado especial na cultura de Gana. O Sankofa se traduz literalmente como “volte e pegue” e quer dizer que não há nada de errado em voltar atrás para conquistar algo que sempre quis.
  4. A cantora Sophie Ellis-Bextor tem um coração clássico no braço direito com a palavra “Família” na faixa sobre ele.
  5. A cantora Pitty tem os naipes de baralho tatuados nos dedos. Entre eles há o coração que representa Copas.
  6. A atriz australiana Ruby Rose, que interpretou Stella Carlin em Orange is the New Black, tem diversas tatuagens espalhadas pelo corpo. Entre elas, um coração nas costas. Ele originalmente continha o nome da atriz e da ex-noiva, porém a tatuagem foi alterada após o fim do relacionamento.
  7. Miley Cyrus tatuou diversos corações no corpo. Ela tem coração perto do cotovelo esquerdo, com as inicias. W. A.. Há outro desenho simples no dedo mindinho, que a cantora atualizou com o tempo. Mais tarde ela também acrescentou um coração realista visto de dois ângulos. O desenho foi feito pela tatuadora Kat Von D., com base em desenhos de Leonardo da Vinci.

Considerações finais

Corações podem trazer diversos significados. Estão entre os desenhos mais tradicionais e podem significar ao mesmo tempo força, amor ou delicadeza.

Seja qual for o significado que você busca ou a maneira que deseja expressá-lo, muito possivelmente encontrará formas de fazer isso com uma tatuagem de coração.

Qual o seu significado favorito entre os que citamos para a tatuagem de coração? Deixe nos comentários!

Veja também:

Faça um Comentário

/* ]]> */