Significados Tatuagens de Animais Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Algumas dicas e ideias de tatuagem de cobra e seus significados

Tatuagem de cobra ou mesmo tatuagens de serpentes em geral podem apresentar significados diversos. E, apesar de serem animais peçonhentos são muitos os que têm apreço pelo animal e o tatuam no corpo.

Esse tipo de tatoo sempre terá significados diferentes para as pessoas, afinal cobras apresentam simbolismos conforme culturas, crenças, pessoas e religiões. Enquanto uns vêem cobras representa o bem, outros acreditam que cobras sejam o mal encarnado.

Esses últimos geralmente são cristãos que remetem a imagem da serpente ao acontecimento no Éden descrito na bíblia. Logo, estes associam à imagem do animal a traição.

Outros, no entanto, que vêem tatuagem de cobra com bons olhos acreditam que o animal trás a ideia de renovação isso devido à troca de pele do réptil.

Associações mais comuns a tatuagem de cobra

Tatuagem de cobra pode ser associada a sentimentos específicos que representam o tatuado. Inclusive, podem varias significados até mesmo conforme o local do corpo onde a arte foi apresentada.

Possuir uma tatuagem de cobra pode representar que o tatuado é um bom aventureiro no sentido literal da palavra. Alguém que gosta de fazer trilhas e explorar matas. Uma pessoa corajosa sempre pronta a encarar o perigo.

Para mulheres, tatuagem de cobra costuma trazer à tona a sexualidade escondida, além de possuir vertentes de liberdade, graça e dualidade, por exemplo. Veja outros sentidos ligados a esse tipo de tatuagem.

• Poder: Em tempos antigos, cobras faziam parte da composição da coroa de um rei egípcio, logo o animal é associado a títulos de realeza. Além de estarem representadas em coroas de faraós, cobras eram constantemente vistas em imagens de grandes murais dos palácios, templos e pirâmides. Esse simbolismo de poder ligado à cobra surgiu porque egípcios acreditavam que o animal podia controlar a vida e morte e escolher quem morria ou vivia.

• Misericórdia: Outro sentido a tatuagem de cobra também veio da cultura egípcia que posteriormente estendeu-se a Índia, onde a serpente é reverenciada e vista como um animal sagrado. No caso, ela representa a misericórdia dos deuses Rá, deus do sol e Buddha, deus do sol escaldante.

• Sabedoria: Cobras simbolizam também a sabedoria e a força vital. Por isso compreendem o fluxo da vida segundo os sábios. Estes dizem que cobras vêem através da alma das pessoas e quem nem mesmo traição e mentiras passam despercebidos ao olhar de sabedoria fixo de uma cobra.

• Fertilidade: Obviamente tatuagem de cobra é muito mais valorizada por mulheres. Isso, por causa do símbolo de vida que o animal representa. A essência da fertilidade que perdura por gerações e da sexualidade usada para seduzir os homens.

• Renascimento: Pelo fato de cobras realizarem o ato da troca de pele muitos que optam por tatuagens que as envolvam, acreditam que elas sejam animais atemporais. O simbolismo atrelado ao renascimento tem muita semelhança com o da ave Fênix.

• Mesquinharia: Sim, esse é um simbolismo negativo de tatuagem de cobra, assim como a traição. Esse infame símbolo de negatividade é visto pelas pessoas devido à “fama” do réptil escamoso. Mas, no fim, não é um sentido “errado” de ser ver as coisas, afinal cobras são capazes de recorrer a maldade para preservar suas crias demonstrando aos predadores toda sua força e fúria. Na tatuagem, cobras costumam representar pessoas fortes por natureza e livres para tomar quaisquer decisões assertivas ao seu ponto de vista.

• Perigo: Todos sabem que o veneno de uma cobra pode ser mortal para qualquer ser vivo. Logo, tatuagem de cobra remete a um perigo constante e instável. Por isso, tatuagens que envolvam esses animais escamosos costumam representar pessoas impulsivas e explosivas, que são tidas como “bombas-relógio” por aqueles que estão ao seu redor.

• Coloração: Algumas espécies de cobras apresentam cores vivas diversas, coloridas e chamativas. Neste caso, não há simbolismo, mas quem deseja fazer gravar no corpo uma arte nesse estilo a tatuagem de cobra pode ser uma ótima opção para os amantes de cores exóticas.

• Noite: Cobras são seres noturnos que são mais ativos no período da noite quando saem para caçar. Muitas pessoas que gostam da noite ou que possuem mais hábitos noturnos que diurnos levam em consideração esse sentido ao fazerem uma tatuagem de cobra.

• China: Se você descende de chineses sabe que a serpente é um animal tão sagrado para esta cultura que inclusive faz do zodíaco. Portanto, tatuagem de cobra é bem comum a pessoas dessa cultura que nascem no ano da serpente. Segundo o horóscopo Chinês essas pessoas são sigilosas, ou seja, têm um pé atrás no quesito confiança, mas não representam perigo.

Tatuagens de cobra também possuem outros simbolismos. Em alguns casos, por exemplo, artes onde ela aparece enrolada em um punhal costumam representar indivíduos que podem ser mortais através de habilidades de luta.

Enquanto imagens onde a cobra aparece mordendo sua própria cauda em forma de circunferência simboliza um princípio eterno de forma semelhante a uma aliança.

Considerações finais

Desde que nos entendemos por gente temos medo de cobra. Talvez pelas histórias que nos contam sobre elas, talvez por serem animais que não fazem parte do nosso cotidiano.

Portanto, é comum que cobras sejam animais incompreendidos, não só por causa do senso de perigo que representam, mas pela figura demoníaca que foi implantada em nosso consciente lá atrás com a história do Éden.

Além do destaque bíblico onde a serpente induziu Eva a comer o fruto proibido. Passando a partir de então representar o pecado, os desejos obscuros e as tentações alguns filmes também contribuíram para essa repulsa.

Anaconda, por exemplo, filme que estreou em 1997 e fez tanto sucesso que rendeu inúmeras continuações induziram ainda mais a população a enxergar as cobras como perigosos predadores que de fato são.

Mas, apesar da maioria das espécies serem perigosas, há algumas que não apresentam perigo e são criadas como animais domésticos por algumas pessoas com gostos exóticos.

Por fim, se você deseja fazer uma tatuagem de cobra saiba que esses animais são tímidos em relação aos humanos e só atacam quando se sentem ameaçados. Portanto, não é preciso temê-los!

Veja também:

Faça um Comentário

/* ]]> */