Significados Tatuagens de Animais Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Que tal fazer uma tatuagem de cachorro? Confira essas ideias!

Seja para registrar uma lembrança, o gosto por uma raça específica ou por afeto, a tatuagem de cachorro é adorada tanto por homens quanto mulheres.

Normalmente considerado símbolo de lealdade, coragem e amizade, os cachorros acompanham os humanos desde os primórdios como sendo a primeira raça totalmente domesticada pelo homem.

Descendentes dos lobos, estão presentes em diversas culturas com diversos significados místicos ou funções uteis como pastoreio e caça.

Tem vontade de fazer uma tatuagem de cachorro, mas não sabe o que tatuar?

Preparamos algumas dicas para te ajudar a decidir sua próxima tatuagem. Confira essas ideias.

Tradições mexicanas

Segundo o folclore mexicano os cães desempenhavam um papel muito mais importante do que apenas serem leais a seus donos.

Diz a lenda que os deuses astecas enviaram à Terra os chamados cães pelados para que protegessem os homens durante toda a vida e fossem seus guias após a morte, dirigindo suas almas para o mundo espiritual, mantendo-se fiéis aos donos.

Para que esses cães pudessem acompanhar e guiar seus donos mortos ao mundo dos espíritos os animais eram sacrificados para que pudessem cumprir sua missão.

A raça quase desapareceu com a chegada dos colonizadores que apreciavam sua carne, considerada deliciosa.

Celtas

Os celtas também demonstravam grande afeto pelos cães.

Além de representarem lealdade e companheirismo incondicional, aliados a suas habilidades de rastreamento eram cultuados também como cães do submundo, servindo como guias das almas de seus donos até o inferno.

Mitologia grega

Na mitologia grega a imagem do cachorro aparece na figura do Cérbero, o famoso cachorro de 3 cabeças.

Cérbero era o guardião do mundo inferior, responsável por permitir que qualquer alma entrasse no inferno. Mas também era dele a função de não permitir que nenhuma alma jamais saísse do submundo.

Aos mortais que se atreviam a se aproximar o destino era ser devorado pelo cão que guardava as portas do inferno.

Raças inspiradoras

Algumas raças de cachorros são conhecidas por características muito particulares e podem ser utilizadas numa tatuagem de cachorro para representar essas mesmas características presentes na pessoa.

Confira algumas dessas raças que podem servir de inspiração para tatuagem de cachorro.

Labrador

Conhecida por ser uma raça extremamente dócil e inteligente, o labrador é também muito utilizado como cão guia para pessoas com deficiências visuais. Em países onde a caça é permitida também são muito utilizados por serem excelentes farejadores.

Podem ser uma boa opção de tatuagem de cachorro para pessoas que realizam trabalhos voluntários ou que participem de missões humanitárias.

Dobberman

Perfeito para quem adora atividades físicas. Sempre muito agitado o Dobbermann costuma se destacar em competições caninas devido ao seu porte físico. Também pode ser utilizado como cão de guarda.

Golden Retriever

Assim como o Labrador, o Golden Retriever é muito carinhoso e brincalhão com crianças e idosos. Por ser considerada uma raça de grande porte precisa de atividade física diariamente para que possa gastar toda a energia acumulada.

A facilidade e rapidez de aprendizado faz com que essa raça seja uma opção de tatuagem de cachorro que simbolize inteligência e esperteza.

Pastor Alemão

As habilidades de caça do pastor alemão são reconhecidas no mundo todo. Somado a sua habilidade de grande farejador, a inteligência e senso de proteção dessa raça são impressionates.

Pessoas que demonstram grande empatia pelas demais podem achá-lo um bom representante dessa capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e compreender seus sentimentos.

Border Collie

Considerada uma das raças mais carinhosas e agitadas, possuem grande capacidade de adaptação a novos ambientes, além da já conhecida agilidade característica da raça.

Uma tatuagem de cachorro para quem passou por grandes e significativas mudanças em algum momento da vida.

Poodle

Um dos cães mais inteligentes do mundo tem uma aparência frágil, principalmente devido ao seu tamanho, mas isso é só um detalhe. A alta capacidade de compreensão do poodle faz com que seja muito fácil treiná-lo, seja para ser um animal doméstico ou como cão de caça.

Rapidez de aprendizagem e facilidade de adaptação podem ser representados por essa tatuagem de cachorro.

Representação de lealdade

Se entre os seres humanos a lealdade não vem sendo muito utilizada, com os cachorros acontece exatamente o oposto.

O maior exemplo da lealdade canina é a história do cachorro Hachiko.

Seu dono era um professor universitário que lecionava em Tóquio por volta de 1920. Todos os dias ele e Hachiko, seu cachorro da raça Akita, andavam juntos até a estação de Shibuya onde o professor tomava o trem para o seu trabalho na universidade.

Diariamente, como se fosse um relógio, o cachorro voltava a estação para esperar seu dono e voltarem juntos para casa.

Essa rotina aconteceu durante muito tempo, até que o professor sofreu um AVC e acabou falecendo. Nos dias que se seguiram ao falecimento de seu dono, Hachiko parecia não aceitar que seu companheiro não estaria mais ali.

Todos os dias o cachorro repetia sozinho o trajeto que antes fazia ao lado de seu dono até chegar a estação de trem. E lá ele ficava aguardando seu dono retornar.

Hachiko esperou que seu dono retornasse à estação por quase dez anos. Durante esse tempo, ele tornou-se conhecido dos funcionários da estação e dos moradores dos arredores, que passaram a cuidar dele oferecendo comida e água.

Com a idade já avançada para um cão da raça Akita, Hachiko acabou não resistindo aos problemas no coração decorrentes da velhice e morreu no mesmo local onde esperou quase uma década pelo retorno de seu dono e amigo que nunca aconteceu.

Uma estátua de Hachiko foi colocada em frente à estação de trem de Shibuya e permanece lá até hoje.

Considerações finais

A tatuagem de cachorro pode carregar consigo muitos significados, desde místicos e mitológicos até os afetivos.

Para quem pensa em carregar para sempre na pele o seu parceiro de todos os dias, ou aquele que não está mais aqui é importante, como com qualquer outra tatuagem, pensar bem para tomar essa decisão.

Diz pra gente aqui nos comentários, com qual raça de cachorro você mais se identifica para fazer uma tatuagem?

Veja também:

Faça um Comentário