Cuidados

Tatuagem causa hepatite? Veja quais cuidados tomar!

A tatuagem é muito mais que um simples desenho na pele, ela é um ferimento que requer atenção para que a sua cicatrização seja feita de maneira correta. Muitos ainda se perguntam: A tatuagem causa hepatite ou outros tipos de doenças? A resposta dessa pergunta você vai saber logo abaixo. Que tal cuidar melhor da sua tatuagem?

A arte da tatuagem é milenar, diversos povos no mundo inteiro utilizavam e utilizam essa técnica para marcarem seus corpos. Antigamente em algumas regiões ela era vista como símbolo da marginalidade, apenas criminosos a utilizavam. Hoje em dia essa história mudou, nunca houve tantas pessoas tatuadas espalhadas pelo mundo.

A preocupação da maioria das pessoas que vai fazer uma tatuagem está na escolha do desenho e onde ela será feita. Poucos se importam com a escolha do estúdio, do melhor profissional para fazer essa arte e se os dois obedecem as recomendações feitas pela Anvisa. É justamente nesses detalhes que mora o perigo.

A tatuagem é feita na pele graças a perfuração de diversas agulhas que injetam tinta. Existe um ferimento com perda de sangue! Você já parou para pensar sobre isso? O contato da pele com algo perfurante que acaba na perda de sangue, pode sim fazer com que diversas doenças sejam adquiridas.

Você já deve ter se perguntado se a tatuagem causa hepatite. É muito fácil chegar nessa resposta, se a agulha perfura a pele e existe a perda de sangue, logo a tatuagem podem sim ser a causadora da hepatite e de diversas outras doenças. Saiba mais sobre isso ao longo do texto.

Fotos de Tattoos:

Que tipos de cuidados eu devo tomar ao fazer uma tatuagem?

Como nós te dissemos, a tatuagem é um ferimento feito na pele pelas agulhas da máquina, então, todo ferimento precisa de cuidados para que possa ser cicatrizado adequadamente.

Existem alguns cuidados que você deve tomar para que a sua tatuagem não sofra infecções e consequentemente lhe traga doenças indesejáveis. Escolher cuidadosamente o estúdio e o tatuador que vai fazer o seu desenho são fundamentais para que você não tenha nenhum acontecimento desagradável na sua saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é o órgão que fiscaliza todas as ações que podem ser causadoras de epidemias. Os estúdios de tatuagens e seus tatuadores devem obrigatoriamente obedecer algumas regras que ela impõe para que não ocorra a transmissão de nenhuma doença.

Os estúdios devem seguir essas recomendações para funcionarem:

  • Possuir um alvará de funcionamento da Anvisa e da Prefeitura da sua região;
  • Descarte de todo o material utilizado de forma correta e não em lixo comum;
  • Possuir todos os materiais como tintas, luvas, máscaras entre outros recomendados pela Anvisa;
  • Esterilizar todos os equipamentos na autoclave.

A Anvisa disponibiliza gratuitamente uma apostila com todas as recomendações que o estúdio deve seguir.

É muito importante também que você fique atento na escolha do tatuador, pois ele também precisa seguir essas recomendações da Anvisa.

Verifique se ele utiliza todos os equipamentos de segurança como luvas descartáveis, máscaras descartáveis, agulhas descartáveis. Se as tintas são as autorizadas pela Anvisa e principalmente se ele faz o correto descarte dos materiais utilizados.

Lixeiras com pedal, toalhas de papel para secagem das mãos e para limpar a tatuagem quando ela está sendo feita, são apenas alguns procedimentos que devem ser feitos por esse profissional.

Lembre-se, é a sua saúde que está em jogo, cuide dela para que não fique doente.

Afinal, tatuagem causa hepatite? Quais os riscos?

Uma grande preocupação vem sendo motivo de diversos tipos de estudos, será que a tatuagem causa hepatite?

De acordo com as pesquisas feitas pela Universidade da Columbia Britânica nos EUA, pessoas que possuem um grande número de tatuagens espalhadas pelo corpo tem uma maior tendência de contraírem a hepatite.

Esse estudo foi feito em mais de 30 países entre eles, Canadá, Brasil, Itália, Irã e Espanha.

Essa pesquisa foi divulgada recentemente e vem trazendo uma preocupação entre os governos, pois no mundo inteiro o número de jovens abaixo dos 30 anos que possuem tatuagens é enorme.

A explicação é muito simples, além da informação que a tatuagem causa hepatite ela também pode transmitir diversos tipos de doenças. Isso acontece por causa do método utilizado para fazer o desenho.

As agulhas presentes nas máquinas perfuram o corpo, existe um ferimento, e se for utilizado o equipamento sem ser esterilizado, doenças são transmitidas.

Outro dado alarmante é de que as tintas também podem ser transmissoras de doenças como a hepatite. Isso acontece porque algumas tintas não são embaladas de maneira esterilizada, isso faz com que elas sejam usadas como transporte de inúmeros tipos de infecções.

No Brasil, a Anvisa é a responsável pela permissão das tintas que os tatuadores devem utilizar nas suas artes.

Alguns procedimentos devem ser adotados pelo tatuador, principalmente no que diz respeito a higienização. Não existe em hipótese nenhuma a possibilidade de se reciclar uma agulha de tatuagem. Este material deve ser descartado imediatamente, pois por ser extremamente fino, pode carregar gotículas de sangue.

Fotos de Tattoos:

Quais são as outras doenças que a tatuagem causa?

Espero que tenha ficado claro na sua mente que a tatuagem causa hepatite sim, principalmente por causa do procedimento que é utilizado para fazer o desenho na pele.

Além da hepatite outras doenças podem ser transmitidas por causa do procedimento da tatuagem.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Infectologia, outras doenças podem ser transmitidas pela tatuagem, são elas: Aids, infecções de pele, Hepatites A, B e C.

As infecções na pele podem ser causadas pela bactéria Staphylococcus Aureus, essa bactéria já vive naturalmente na nossa pele. Assim que ocorre a perfuração da agulha, ela se aproveita e consegue entrar na pele, caindo imediatamente na corrente sanguínea. Essa bactéria é tão grave que ela pode provocar inclusive a infecção das válvulas do coração.

Quem pode fazer tatuagem no Brasil?

No Brasil, só é permitido fazer tatuagem quem tiver idade acima de 18 anos ou menores com autorização judicial dos pais ou responsáveis.

Além disso, alguns médicos alertam para algumas questões importantes antes de fazer uma tatuagem. Verifique se o seu organismo se encontra em perfeito estado, sem infecções ou inflamações. Quanto mais saudável o organismo estiver, melhor será a cicatrização da tatuagem.

Voltamos a frisar, tatuagem é coisa séria!

Agora que você já sabe que tatuagem causa hepatite, esperamos que os seus cuidados sejam redobrados.

Veja também:

Faça um Comentário