Significados Tatuagens da Natureza Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Tatuagem árvore da vida: significados, história e fotos inéditas

Por representar uma ligação intensa com a natureza, a tatuagem árvore da vida é cada vez mais requisitada. O desenho agrada por aliar diversos estilos, contornos, símbolos e designs diferentes. Tudo isso com uma riqueza de significados rara de se encontrar em meio a tantas outras tatuagens!

Uma das vantagens da tatuagem árvore da vida é combinar em qualquer traçado e estilo, gerando um desenho ótimo tanto em homens como em mulheres. A mística deste símbolo se expande por várias filosofias, religiões, culturas e histórias, assumindo diversos sentidos e representações nas mais diversas regiões do mundo. É uma maneira linda de representar a natureza humana e toda a sua complexidade.

Reunimos uma série de exemplos e significados para que você possa escolher a melhor definição para a próxima tatuagem. A grande variedade de cores, formatos e tamanhos vai te encantar, gerando diversas dúvidas na definição do desenho. Mas escolha aquele que expressa melhor o seu sentimento, combinando mais com o que você quer transmitir.

Significados da tatuagem árvore da vida

1. Ligação entre céu e terra

É o sentido mais comum a ser retratado pela tatuagem árvore da vida. Ela remete a ideia de que tudo o que acontece nos céus é refletido aqui, assim como tudo o que é feito na terra gera repercussão nos céus. Todos os seres estão conectados, e a energia transita com total naturalidade. Isto é representado pelo movimento natural, com as folhas crescendo para o alto e as raízes criando forte vínculo com o solo. É forte a simbologia da fecundidade e da imortalidade.

2. Vida longa

É o significado atribuído pelo povo celta, que vê esta árvore diretamente ligada ao poder. A figura era diretamente ligada aos guerreiros da época, remetendo ao sentimento de virilidade. Também era um desenho constantemente relacionado aos sábios, que usavam da inteligência para apontar rumos melhores aos governantes. Unindo estas duas qualidades, esta sociedade acreditava ser possível viver muito mais. A árvore da vida representava todo este contexto.

3. Entrada para outros mundos

Entre os judeus, a árvore da vida sefirótica representava o pensamento cabalístico. Na representação, eram apresentadas 10 esferas ligadas entre si. Estas representavam todas as virtudes criadas por Deus. Para eles, o ser humano precisava alcançar todas elas durante o seu processo de crescimento espiritual. Só a partir disso, era possível ter acesso a outros mundos.

Nesta simbologia, a tatuagem árvore da vida deve ser feita com as folhas voltadas para o chão, enquanto as raízes exploram as entradas para espaços desconhecidos. A presença de ramos e palmas, constantemente presentes na simbologia judaica, também apareciam nesta representação.

View this post on Instagram

#tattooarvoredavida Agende seu Horario 991884117

A post shared by Nandera Nezinho (@nanderanezinho) on

4. Origem de tudo

A tatuagem árvore da vida também pode remeter a significados bíblicos. Para babilônios, egípcios e islâmicos, este desenho representou a árvore do Gênesis. Seria o marco da origem do mundo, onde Eva foi enganada pela serpente e convenceu Adão de provar do fruto proibido. Também é chamada de árvore do paraíso, onde se é possível ter contato direto com as entidades divinas.

5. Renovação

A árvore da vida também pode ser representada por suas fases de transição, visto que ela passa por um ciclo como qualquer outra. Ao fazer uma tatuagem árvore da vida com galhos secos e folhas finas, você está querendo levantar a ideia de transformação. É uma forma de dizer que uma renovação está sendo realizada. Os povos mais antigos entendiam como um presságio de virilidade, que era representado pelas dificuldades geradas pela seca.

6. Raízes afetivas

Ao reforçar as raízes no desenho da tatuagem árvore da vida, é possível trazer a ideia de que você está inapelavelmente ligado a algum antepassado. Independente de parentesco ou nível de amizade, é uma forma de homenagear alguém querido que “deixou raízes” em você. Remete a ideia de que os sentimentos ainda estão sendo nutridos em seu corpo, assim como as raízes fazem com a estrutura da árvore.

7. Maturidade

O uso das cores mais ligadas ao outono, além de traços mais sóbrios, pode representar a ideia de experiência. Assim como as árvores, é possível mostrar que você atingiu o seu nível de maturação, mostrando-se mais preparado para diversas situações. É ideal para momentos de intensas novidades, como um inédito desafio profissional ou a chegada de um filho.

Dicas para fazer a tatuagem

Além de estudar qual desenho se encaixa melhor em suas intenções, também é importante pensar em qual área do corpo será ocupada. A intenção é fazer um desenho maior ou menor? Qual a tonalidade de cor que você pensa em colocar? A intenção é deixar a árvore com tons mais vivos ou neutros? Estas e muitas outras opções serão encontradas entre os exemplos que você vai analisar.

Para realçar ainda mais o significado que você deseja passar, a dica é acrescentar outros símbolos ao traçado da tatuagem árvore da vida. Estrelas, coroas, corações e outros adicionais podem ajudar a composição, tornando o impacto ainda maior. Vale pensar em algo que interaja totalmente com a temática da natureza, como pássaros ou folhas maiores.

O formato mais arredondado, feito em áreas como a coxa ou a costela, é extremamente recomendado. Ele torna o desenho mais comprido adequado ao espaço, mesmo que a tatuagem esteja em uma posição mais de “lado” em relação a perna ou tronco. Isso vale para qualquer outra região mais longa em que você está desejando aplicar o desenho.

View this post on Instagram

De uns dias atrás #tattooarvoredavida

A post shared by Renato De Azevedo Carvalho (@renato_redfox_tattoo) on

As tatuagens menores e mais discretas combinam com regiões mais escondidas, como pulsos, antebraços, cintura ou ombros. O desenho também fica extremamente sofisticado em um formato maior, desde que mantenha um traçado fino.

Para pessoas que pensam em fazer a árvore da vida em regiões mais expostas, como braços, pernas, costas e costelas, a ideia é apostar em um traçado mais grosso, com preenchimento forte e contorno considerável. É uma forma de tornar o desenho mais vivo, apostando na interação com ambiente.

Gostou dos exemplos? Agora é analisar com calma, ver o desenho que mais combina com a sua personalidade, procurar um profissional e já ir projetando a tatuagem árvore da vida em seu corpo. A sua ligação com a natureza ficará ainda mais forte e cheia de significados!

Faça um Comentário

/* ]]> */