Significados

Sugar skull tattoo: tem para todos os gostos!

Sugar skull tattoo

O que são as chamadas Sugar Skull Tattoo? A tradução literal para o nosso idioma é “tatuagem de caveiras de açúcar”.

Achou estranho? Como assim caveira de açúcar? Existe alguma, é possível fazer uma caveira de açúcar?

Não é só possível como é prática antiguíssima e ao menos uma vez por ano todo um país se mobiliza para preparar e enfeitar esse tipo de caveira que inspirou a Sugar Skull Tattoo.

Mas que tradição maluca é essa e como inspirou um modelo de tatuagem?

Fora o material, quais são as outras características, se é que há, desse tipo de caveira, porque inspirar alguém a eternizar o corpo tal imagem? Há algum tipo de significado especial?

Este post do AmoTatuagem tirará todas essas dúvidas a seguir.

Continue na leitura para saber mais sobre Sugar Skull Tattoo.

Confira!

De onde vem a inspiração?

O que influenciou o modelo Sugar Skull Tattoo foi uma tradicional festividade ocorrida no México, nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, datas que marcam a celebração dos “Dias de Muertos”, Dias dos Mortos, o equivalente a nosso Dia dos Finados.

Nesta tradição acredita-se que a meia-noite do último dia de outubro as portas do céu se abrem dando passagem as almas das Angelitas (crianças) para que possam passar 24 horas com as suas famílias. Nos dias seguintes, seriam a vez das almas dos adultos para fazer companhia aos entes queridos que permaneceram na Terra.

Como forma de marcar essa data, honrar a memória, a visita e se fazer uma celebração dos parentes falecidos, costuma-se preparar caveiras de açúcar, conhecidas como “Caveleras”.

A ideia não é fazer um ritual macabro ou uma decoração aterrorizante por causa de uma data que exalta o terror, como o Halloween, mas uma homenagem, uma recepção de boas vindas, de felicitações ao falecido pela vida após a morte com uma representação dessa condição que exprima alegria, comemoração, felicidade por voltar a receber sua presença depois de um longo período ausente.

Por esse motivo costuma se pintar, ornar as caveiras de açúcar com cores bem distintas do que estamos acostumados a ver e a associar com objetos do tipo, cores vívidas, abertas, quentes, que esbanjam jovialidade.

O resultando é um contraste bem inusitado, diferente, exótico, mas atrativo, fazendo com o estilo recebesse uma classificação própria, uma categoria a parte quando o assunto é caveira: caveira mexicana, que nos EUA recebe a expressão Sugar Skull Tattoo.

Significados da Sugar Skull Tattoo

Parte dos significados, ou dos possíveis significados, já foram meio que antecipados no tópico anterior, ou ao menos se tornaram dedutíveis.

Claro que caveiras são normalmente associadas a morte, decadência, veneno etc, embora seja apenas uma das interpretações conhecidas, pois existem outras que são até surpreendentes, mas deve-se se considerar o contexto das caveiras mexicanas, frutos de uma tradição milenar que trata o dia dos mortos sob uma perspectiva diferente da qual estamos acostumados a lidar em evento semelhante no nosso calendário.

A Sugar Skull Tattoo pode ser vista como símbolo de:

Retorno dos que se foram

Sem dúvida é uma simbologia de natureza espiritual. É a crença de que um dia voltará a ficar reunido com os que se foram, com a pessoa querida que se foi.

Tal simbologia se deve a referência da abertura dos céus nos dia dos mortos, em 31 de outubro, para que os desencarnados possam voltar a ficar um tempo junto com os conhecidos pelo prazo de 24 horas.

Morte como consequência da vida

A Sugar Skull Tattoo também pode ser encarada como uma constante lembrança sobre a mortalidade, a finitude do Homem, que o destino comum da humanidade é a cova, de que a vida é passageira e por isso deve ser vivida da melhor forma possível enquanto houver tempo.

É uma lembrança de humildade, que ninguém é mais especial do que outro, ninguém consegue privilégio especial com a natureza. Motoqueiros e roqueiros são os que mais recorrem a tatuagens de caveira procurando transmitir esse tipo de mensagem, muito embora quem não esteja por dentro desse conceito apenas tenha a leitura de que o cidadão é um tipo “sinistro”.

Tipos de Sugar Skull Tattoo

Com uma paleta de cores tão diversa e abertura para insights bastante criativos, há variedade diversa de Sugar Skull Tattoo e que fazem muito sucesso nos estúdios de tatuagem.

Destacamos as Sugar Skull Tattoos de:

Olhos de diamantes

O brilho desse tipo de Sugar Skull Tattoo nos olhos, em razão dos diamantes substituindo, na verdade ocupando os espaços das orbitas oculares, gera um belíssimo contraste com as cores mais vivazes que normalmente enfeitam esse estilo de caveira inspirada na tradição mexicana.

Rosas

Costuma-se usar muito rosas em Sugar Skull Tattoo, seja ornando o corpo ou atrás da cavalera. Além do interessante contraste das rosas vermelhas com as cores leves no crânio, a rosa junto ao crânio confere a simbologia de vida e morte, na mesma linha de “lembre-se de sua mortalidade” como recado para que desperdice menos tempo com coisas desimportantes e frustrantes e vá viver histórias para contar ao envelhecer.

A rosa simboliza toda a beleza da vida enquanto o crânio, naturalmente, é elemento evocativo da decadência, da ruína, da morte.

Antes e depois, juventude e velhice, vida e morte.

Tinta preta

Para quem até curte o estilo, os incrementos do estilo Sugar Skull Tattoo, mas não se dá muito com a ideia das cores berrantes, totalmente de encontro ao visual mais dark, carregado, macabro, por justamente gosta do visual gótico ou semelhantes, uma boa saída é optar por Sugar Skull Tattoo somente de tinta preta, incluindo todos os elementos, olhos de diamante, rosas, flores etc, mas tudo a tinta preta para que o visual não fuja tanto do estilo usual e clássico.

Considerações finais

Sugar Skull Tattoo é inspirada na tradição mexicana de se comemorar Los Dias de Muertos com caveiras de açúcar bem ornamentadas com cores quentes, abertas, festivas, para se celebrar a visita das almas dos parentes que faleceram para uma estada de 24 horas, segundo as crenças da tradição.

Os tipos mais populares de Sugar Skull Tattoo:

  • Olhos de diamantes;
  • Rosas;
  • Tinta preta.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de significados.

Galeria de imagens

View this post on Instagram

#tattocaveiramexicana

A post shared by Jeferson Castilho tattoo (@jefersoncastilho_tattoo) on

View this post on Instagram

#tattocaveiramexicana

A post shared by Fabio Manson tattoo artist (@fabio_manson_tattoo) on

Faça um Comentário

/* ]]> */