Curiosidades

Sonhar com tatuagem: quais podem ser os significados? Descubra aqui!

A julgar pelos relatos das pessoas e por estudos já realizados, sonhar com tatuagem é mais comum do que pode parecer. Se você tem ou teve esse tipo de sonho, fique tranquilo(a), não se trata de nenhuma situação excêntrica. Mas esse sonho quer dizer alguma coisa? O quê? Vamos explorar um pouco mais esse tema, é só seguir a leitura.

O mistério dos sonhos

Sonhos intrigam o ser humano desde sempre. Nas escrituras sagradas do judaísmo e do cristianismo, por exemplo, alguns personagens teriam recebido de Deus o dom de antever acontecimentos através de sonhos.

Com ou sem a influência da religião, a sabedoria popular se encarregou de acumular ao longo do tempo conhecimentos e crenças acerca dos sonhos e de seus significados.

Também a ciência tem se dedicado a estudar esse fenômeno, avançando na compreensão de alguns aspectos, sem contudo esclarecer o mistério como um todo.

O que a ciência conseguiu descobrir sobre os sonhos

  • Normalmente, todos nós temos de quatro a cinco sonhos por noite, cada um com uma duração que costuma variar entre cinco e trinta minutos. Mas quase nunca nos lembramos deles, a não ser quando acordamos durante sua ocorrência.
  • O sono é dividido em cinco fases distintas. As primeiras são marcada por um sono mais leve; na última fase, os sonhos são mais intensos e, ao mesmo tempo, o corpo fica praticamente paralisado, justamente para impedir que toda a intensidade vivida no sonho seja reproduzida na cama.
  • Já há evidências de que animais também sonham.
  • Sonhos são uma continuidade do período em que permanecemos acordados. Muitos dos sonhos que temos estão relacionados a situações vividas recentemente ou então a questões com as quais nos preocupamos constantemente. Isso ocorre porque, durante o sono, o cérebro libera pensamentos que ficam retidos enquanto estamos acordados.
  • Em alguns momentos, as pessoas podem ter sonhos lúcidos, ou seja, elas sonham mas ao mesmo tempo têm ciência de que estão sonhando.
  • Entender nossos sonhos é uma maneira de buscar autoconhecimento. Nos sonhos podem estar codificados os nossos mais profundos desejos, que nós mesmos não conhecemos claramente.
  • Frequentemente, incorporamos aos nossos sonhos alguns elementos que estão à nossa volta, no local em que dormimos, como os sons ou a temperatura. Até mesmo as nossas sensações de fome ou a vontade de ir ao banheiro são enquadradas no sonho. Mais interessante ainda é que esse enquadramento se dá com adaptações. Por exemplo, o despertador tocando no quarto transforma-se em uma sirene ou um telefone no sonho.
  • Muitas das explicações dadas pela sabedoria popular para a interpretação dos sonhos fazem sentido de fato, embora às vezes haja uma generalização que deixa escapar aspectos específicos de um determinado sonho. A interpretação de sonhos feita a partir da psicanálise explora melhor esses detalhes.
  • O fato de muitos sonhos parecerem não fazer sentido tem relação com uma espécie de autocensura aplicada pela mente, substituindo mensagens diretas embaraçosas por outras indiretas.
  • O sonho é também um exercício de criatividade e não é raro pessoas encontrarem em sonhos as soluções para os problemas concretos do dia a dia.
  • Sonhos recorrentes, ou seja, que se repetem com certa frequência, estão relacionados a traumas não completamente digeridos, conscientemente ou não.
  • Pessoas que ocupam mais a mente com questões do dia a dia têm maior dificuldade para se lembrar dos sonhos quando comparadas a pessoas mais abertas à reflexão.

View this post on Instagram

Rad piece done by @kylecotterman!

A post shared by Wipe Outz (@mdwipeoutz) on

A ciência ainda não encontrou uma explicação para os sonhos premonitórios, aqueles em que as pessoas vêem primeiro em sonho algo que pouco depois ocorrerá de forma concreta.

A ciência também não tem ainda uma resposta definitiva sobre qual é a função do sonho. Sabe-se que o sono é importante para a memória e para o cérebro, mas nada de concreto sobre o papel do sonho.

Sonhando com tatuagens

Sonhar com tatuagem pode ter muitos significados, dependendo do contexto em que ocorre. Por exemplo:

  • Se no seu sonho aparecem pessoas tatuadas significa que você é alvo de invejosos que não hesitarão em prejudicá-lo.
  • Se você não tem tatuagens mas sonha que tem, indica um desejo seu de aparecer, de se destacar.
  • Se você sonha que está tatuando alguém, significa que está prestes a se afastar do convívio de uma pessoa querida, ainda que por um motivo justo.
  • Sonhar que está removendo uma tatuagem indica que você está virando uma página na sua vida, ou seja, que você está superando uma situação e lançando-se para o futuro.
  • Sonhar que está fazendo uma tatuagem bonita representa sair da rotina, inovar, renovar sua vida, alcançar um objetivo que estava buscando.
  • Sonhar que está fazendo uma tatuagem feia indica que há pessoas criticando e querendo prejudicar você.
  • Sonhar que você tem uma tatuagem na mão significa que irá encontrar um apoio e uma amizade fortes.
  • Sonhar com tatuagem de dragão remete a duas possibilidades em relação à sua vida afetiva: se você está sozinho, encontrará uma forte paixão em breve; se já tem uma relação, ela se tornará mais intensa.
  • Um sonho com tatuagem de flor indica que um objetivo será alcançado. Pode ser uma questão profissional ou financeira, por exemplo.
  • Sonhar com tatuagem no rosto aponta para sentimentos e emoções. Se a tatuagem é bonita, você terá felicidade e harmonia; se a tatuagem é feia, sofrimentos à vista.
  • Sonhar com uma tatuagem de ás de ouros revela o desejo de compartilhar suas conquistas com as pessoas próximas.
  • Uma tatuagem no peito indica que você quer demonstrar força e poder. Mas pode também indicar que você quer exercer domínio sobre as pessoas. Tatuagem no bíceps também tem esse sentido.
  • Sonhar com tatuagem no antebraço indica o seu desejo de ter as coisas sob controle.
  • Tatuagem acima dos glúteos revela o interesse por uma pessoa do sexo oposto.

Essa noite eu tive um sonho…

Sonho de consumo, sonho a dois, sonhar não custa nada, transformar o sonho em realidade, viver a vida que sonhou, … Se ainda não tinha notado, sonhos ocupam um lugar de destaque nas nossas vidas.

Então fique atento. Da próxima vez que sonhar com tatuagem, procure lembrar-se dos detalhes e encontre o seu significado. Ele pode ser bastante revelador. No mínimo, um passo a mais em direção ao autoconhecimento.

Faça um Comentário

/* ]]> */