Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Significado e ideias de tatuagem Nossa Senhora Aparecida

A religião ocupa um espaço muito importante na vida de grande parte das pessoas, o que torna desenhos com temas religiosos bastante populares nos estúdios. Entre eles, há um destaque cada vez maior para a tatuagem Nossa Senhora Aparecida. A procura é tão grande que alguns tatuadores são inclusive especialistas em arte religiosa.

Se você já pensou em escolher uma tatuagem Nossa Senhora Aparecida, confira seu significado e algumas ideias no nosso texto.

A padroeira do Brasil

A história de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil começou antes mesmo de o país ser independente. A santa foi o primeiro símbolo nacional devido a um milagre que aconteceu no interior de São Paulo e apenas por conta dela que a cidade recebeu o nome de Aparecida. Conheça mais sobre a história para compreender o enorme significado por trás da tatuagem Nossa Senhora Aparecida.

Milagre do rio Paraíba

Em 17 de outubro de 1717, três homens dividiam uma canoa de pesca no Rio Paraíba. Na época, a câmara local havia anunciado uma premiação para quem pescasse mais peixes, com a intenção de oferecer um banquete para uma figura proeminente do Império.

Veja também – Fazer tatuagem é considerado pecado? O que dizem as religiões?

Os pescadores passaram muito tempo no rio, sem conseguir peixe algum. Um deles, então, resolveu fazer uma prece a Nossa Senhora. Ao içar a rede, uma surpresa: não havia ainda nenhum peixe, mas sim a imagem de uma santa sem cabeça. Ele atirou a rede novamente e conseguiu retirar do rio a cabeça da santa, que encaixava perfeitamente no corpo recém-pescado.

Os pescadores entenderam aquilo como um sinal divino e continuaram a pescaria. Após a retirada da santa do rio Paraíba, os peixes se tornaram tão numerosos que logo encheram o barco. Pescaram tanto que Domingos, Felipe e João voltaram do dia de pesca com medo que o barco afundasse de tão carregado.

Este foi apenas o primeiro dos milagres atribuídos à imagem da santa.

Apelido sem origem definida

A imagem representa Maria, mãe de Jesus. Então, por que falamos de tatuagem Nossa Senhora Aparecida? “Aparecida” é um apelido que acabou, mais tarde, se tornando o nome da área onde a imagem foi encontrada. O que quer dizer que o nome é originário da santa e não da cidade.

Não há uma origem clara definida para o acréscimo da extensão. Para especialistas, apesar de a imagem não ter o Menino Jesus nos braços, ela está claramente grávida e não há dúvidas de que representa Maria. O “Aparecida” possivelmente veio da aparição no rio e acabou se tornando um acréscimo permanente ao nome.

Como a imagem foi parar no rio?

Há duas versões diferentes para a história. Em uma delas, um morador provavelmente teria jogado a estátua fora por estar quebrada. Há relatos que, na época, imagens de barro quebradas seriam sinal de mau agouro.

Outra versão diz que uma enchente em uma cidade vizinha teria arrastado a imagem para o rio e a correnteza a teria levado até o ponto onde foi achada pelos pescadores, anos depois.

Estima-se que a imagem foi esculpida entre 1650 e 1699. Há uma discussão entre estudiosos a respeito do período exato, mas a imagem pode ter ficado submersa entre 5 e 50 anos.

Veja também – Quais são os cuidados necessários depois de fazer uma tatuagem?

Acredita-se também que a cor, uma das características principais dela no imaginário popular brasileiro, foi adquirida pelo tempo que passou submersa. Alguns apontam que as velas e lampiões que serviram de iluminação para a imagem nos séculos que seguiram também podem ter parte na coloração. Originalmente ela era provavelmente pintada.

Sobre a origem inicial, sabe-se com certeza que a santa foi esculpida usando argila paulista de outro trecho do rio Paraíba, portanto, ela realmente é brasileira. Mas há ainda algum debate a respeito de quem a esculpiu. O estilo é muito parecido com o do artesão português Agostinho da Piedade, mas possivelmente é obra de algum aprendiz. A maior possibilidade seria de um carioca, um frei chamado Agostinho de Jesus.

É fácil pensar em ter um tatuagem Nossa Senhora Aparecida com uma história tão rica. Ainda mais com os outros detalhes que temos para mostrar.

Milagres e significados da tatuagem Nossa Senhora Aparecida

Muitos dos significados da tatuagem Nossa Senhora Aparecida estão diretamente ligados aos milagres atribuídos a ela. O tipo de arte e estilo pode variar muito de acordo com o que você pretende expressar. As artes variam bastante desde desenhos com base em arte sacra tradicional a trabalhos de linha simples.

Listamos alguns dos milagres atribuídos a ela para você se inspirar ainda mais:

  • O primeiro milagre talvez seja o mais popular. Afinal, os pescadores tiveram as preces à santa atendidas imediatamente e de nenhum peixe, passaram à fartura.
  • Há também o milagre que garantiu a liberdade de um escravo. Capturado em São Paulo após ter fugido no Paraná, o escravo Zacarias pediu para orar diante do altar da santa. Durante as preces, as correntes que o prendiam se quebraram sem explicação. Isso fez com que o próprio capataz o libertasse.
  • Um caçador acabou sem munição durante o dia e, mesmo sem caça, resolveu voltar para casa, resignado. No caminho se deparou com uma onça pintada contra a qual, sem balas, não teria nenhuma chance. Ele então decidiu orar para Nossa Senhora Aparecida e a onça foi embora sem atacar.
  • Não muito tempo depois da descoberta da imagem no rio, outro pescador levou o filho no barco. Como a correnteza do rio estava muito forte, o menino acabou caindo nas águas, que passaram a arrastá-lo rapidamente. O pescador então rezou para a santa e o menino parou de ser arrastado, possibilitando assim o seu resgate.
  • Conta-se também de uma menina que era cega desde o nascimento, mas viu pela primeira vez quando estava diante da igreja.
  • No museu de Aparecida está exposta a pedra que fez com que um cavaleiro ateu passasse a crer na santa. Ele ameaçou entrar montado a cavalo na antiga igreja onde Nossa Senhora Aparecida era exposta, porém o animal empacou antes de passar pela porta. As ferraduras do cavalo ficaram marcadas na pedra e, daí em diante, o cavaleiro passou a crer no poder da santa.
  • Embora não haja um milagre confirmado neste caso, sabe-se que a Princesa Isabel e seu marido, Conde d’Eu, não conseguiam ter filhos. Após uma visita a santa, porém, isso mudou. Ao longo dos anos o casal teve três filhos. Eles se tornaram grandes devotos de Nossa Senhora Aparecida e a coroa de ouro cravejada de diamantes que adorna a cabeça da santa hoje foi um presente da Princesa.

Fé, liberdade, abundância, amor, revelação… Qual dos tantos significados você escolheria para a sua  tatuagem Nossa Senhora Aparecida? Compartilhe nos comentários.

Veja também:

Faça um Comentário