Cuidados

Queloide em tatuagem: O que é? Como prevenir e como cuidar?

Remoção de Tatuagem - Cicatriz de Queloide em tatuagem

Ao fazer uma tatuagem é fundamental e de extrema importância que alguns cuidados sejam tomados. O que muitas pessoas não se dão conta é de que a tatuagem é um ferimento que precisa ser cicatrizado. Existem alguns casos específicos onde ocorre o surgimento de queloide em tatuagem.

Ter uma pele saudável e muito bem hidratada contribui para uma cicatrização mais rápida da tatuagem que foi feita.

Sabe aquelas tatuagens que depois de cicatrizadas ficam com um relevo? Então, esse relevo é o surgimento da queloide em tatuagem.

O que é uma queloide?

Queloide nada mais é que uma cicatriz que está em alto relevo, sua cor pode variar desde o vermelho até o castanho. O aparecimento deste tipo de cicatriz acontece depois de um trauma muito profundo que pode ser um corte feito em uma cirurgia e marca de vacina por exemplo.

Esse tipo de marca de cicatrização é muito mais comum em quem tem a predisposição genética para ela, mas também pode aparecer em quem não tomou os devidos cuidados na hora da cicatrização.

Uma vez que essa queloide surge, as pessoas acabam ficando com receio de colocar piercing ou fazer tatuagens, mas será que precisa desse medo todo?

A resposta é sim!

Pessoas que tem um histórico familiar para o surgimento de queloides devem evitar a tentação de fazer tatuagem, pois o risco dela aparecer é muito grande, assim como consequentemente o surgimento das lesões causadas por ela.

A queloide em tatuagem podem surgir tanto por causa do processo errado de cicatrização como por causas alergênicas da própria tinta da tatuagem.

É importante pedir para que o tatuador faça um teste antes, principalmente da cor vermelha que apresenta os maiores índices de alergia.

As principais reações de alergia são: coceira, inchaço e vermelhidão. Se você tiver alguma dessas reações então, fazer tatuagem não é recomendável para a sua pele.

A queloide em tatuagem podem crescer tanto, a ponto de ultrapassar a ferida, para se ter uma ideia da gravidade, seu tamanho pode ser de uma laranja. O surgimento das queloides se dá principalmente na pessoas que tem a pele negra.

As áreas onde a queloide surge são as costas, o ombro e as mamas, por serem áreas que possuem uma maior espessura. As orelhas também são locais muito favoráveis para o seu surgimento das queloides, principalmente por causa da colocação de piercings por exemplo.

Queloide em tatuagem

Existe alguma forma de prevenção para o surgimento da queloide?

Não existe uma forma de prevenção que seja totalmente eficaz contra o surgimento da queloide.

Alguns fatores genéticos são impossíveis de serem prevenidos e eles causam o surgimento da queloide.

Você pode tomar alguns cuidados que são extremamente importantes no período de cicatrização da sua tatuagem. Confira a seguir 3 dicas para você prevenir o surgimento dessas queloides:

1 – Evite expor a sua tatuagem aos raios solares

A sua pele está ferida, pois foi perfurada centenas de vezes por diversas agulhas, então tomar sol nesse período de cicatrização não é recomendado de jeito nenhum.

O mais ideal é que você faça o uso de protetor solar com o maior fator de proteção, caso tenha que ter o contato com os raios solares.

Tomar esse cuidado pode evitar o surgimento da queloide em tatuagem.

2 – Tenha uma alimentação mais saudável

Se alimentar de maneira mais saudável nesse período de cicatrização pode ser um fator decisivo para uma perfeita cicatrização.

Procure ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais, pois eles vão contribuir para que o seu corpo esteja com o sistema imunológico mais forte.

Evite os alimentos gordurosos e os que tem a fama de causar alergias na pele como os frutos do mar.

3 – Hidrate e limpe a pele

Essa é uma das maneiras mais importantes de prevenção do surgimento de infecção e má cicatrização da pele.

Mantenha a sua pele limpa, mas sem esfregar o local da tatuagem e hidrate essa pele, pois depois que ela recebe a tinta da tatuagem, é normal ficar ressecada. Pele ressecada tem uma maior facilidade de aparecer rachaduras.

Nesse processo de cicatrização da pele, algumas casquinhas vão surgir, não as puxe de jeito nenhum, pois o desenho poderá ficar com falhas.

Quais são as melhores formas de tratamento?

As melhores formas de tratamento para a queloide em tatuagem devem ser determinadas pelo médico especialista nesse assunto.

O médico Dermatologista é o profissional especialista para esses assuntos de pele, é ele quem vai te indicar os melhores remédios e pomadas.

Existem alguns tratamentos que são mais agressivos e outros nem tanto, por isso que é fundamental conversar com o seu médico.

As intervenções mais agressivas na pele que está com queloide são a radioterapia, conhecida também como betaterapia ou a utilização do fluoracil que consiste em uma troca quimioterápica que contribui para a redução significativa da queloide.

É muito importante que você se atente a algumas questões de higiene e limpeza. Lembre-se que a sua tatuagem é um ferimento que precisa ser cicatrizado.

Os melhores tratamentos para a queloide em tatuagem são:

Queloide em tatuagem

Medicamentoso

  • Utilização de corticoides: Esses medicamentos possuem a capacidade de modificar ou simular alguns efeitos hormonais que podem reduzir os processos inflamatórios e também contribuir para o crescimento e reparação do tecido atingido;
  • Remédios quimioterápicos: Esses medicamentos são poderosíssimos, porém possuem muitos efeitos colaterais. Eles simplesmente matam as células que estão se multiplicando;
  • Remédios com colágeno: Esses remédios estimulam a produção de colágeno na pele.

Procedimento médico

Nos procedimentos médicos são utilizadas técnicas de congelamento, onde o local atingido é resfriado a temperaturas muito baixas, durante o procedimento cirúrgico.

Especialistas

Os especialistas médicos indicados para o tratamento da queloide em tatuagem são:

  • Médico Pediatra: Este profissional é o indicado para tratar de bebês, crianças e adolescentes;
  • Médico Clínico Geral: Este médico é indicado para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças;
  • Médico Cirurgião plástico: Este médico é indicado para quem busca fazer a reconstrução de partes do corpo que estejam com problemas e feridas;
  • Médico Cirurgião: Médico indicado para a realização de cirurgias e tratamento de doenças;
  • Médico Dermatologista: Profissional responsável pelo tratamento da pele, nesses casos de queloide em tatuagem ele é o mais indicado.

Faça um Comentário

/* ]]> */