Cuidados

Pomada para tatuagem: as 3 mais recomendadas pelos profissionais

Talvez a questão sobre a melhor pomada para tatuagem seja a mais recorrente depois da clássica pergunta “dói muito?”, isto porque as pessoas têm consciência, em certa medida, de que uma tatuagem, por mais bela que seja, por menor, as vezes que seja, não deixa de ser, além de uma arte eternizada no corpo, uma ferida na pele, uma espécie de cicatriz racionalizada onde percorre caminhos pré-determinados.

Alguns acham tal noção interessante por comprovar a resistência da pessoa que se submete a marca estilizada no corpo, mas outros acham tal ideia aflitiva, intimidante, os fazendo pensar mais nos cuidados pós-procedimento do que no resultado artístico a se admirar.

E não deixam de ter alguma razão, afinal um ferimento sempre requer cuidado, pois um descuido pode acarretar em agravamentos sérios, como infecções, e tornar o período de cicatrização mais excruciante, penoso e até traumatizante.

Por isso justifica-se a procura por informações sobre a melhor pomada para tatuagem e o interesse sobre o tema só tende a aumentar caso se venha a testemunhar casos desagradáveis em decorrência de conduta desleixada na fase de regeneração ou reclames acentuados sobre os efeitos colaterais.

É comum, por exemplo, ouvir de colegas (as) queixas sobre a dor na região inchada, a dificuldade para tomar banho, a coceira enlouquecedora terrivelmente tentadora para que se faça uma tremenda bobagem que é o arrancar as crostas da pele com as unhas, sobre o desbotamento da tatuagem e do advento de falhas no desenho da figura.

Para saber as marcas de pomada para tatuagem mais indicadas pelos profissionais e evitar transtornos ou amenizar os efeitos indesejados da fase de cicatrização, siga firme na leitura.

Riscos de nova tatuagem mal cuidada

Se você não seguir a risca as recomendações de tratamento, sim, o termo é esse mesmo, lembra-se, não é só arte, não é só uma mensagem, é uma ferida aberta, muitas vezes uma enorme ferida aberta, não utilizar pomada para tatuagem adequada e com a frequência exigida, pode surgir complicações muito incômodas.

  • Vermelhidão. É um sintoma também identificado nas reações naturais a perfuração da derme e epiderme pelas agulhas e pelo contato com os componentes da tinta, no entanto se aparecer lesões avermelhadas em torno da ferida e não desaparecer com o decorrer dos dias, mesmo aplicando pomada para tatuagem, é sinal de que há algo de errado, houve algum descuido.
  • Inchaço. A lógica é semelhante as lesões avermelhadas, pode ser um efeito colateral rotineiro, mas se persistir após os primeiros dias, é possível que seja o caso de procurar uma assistência médica.
  • Quelóides. Outro sintoma de tatuagem nova mal cuidada é a elevação acentuada do tecido cicatricial, elevação e consistência dura, prejudicando a parte estética da tattoo.
  • Se começar a sair pus da área tatuada, mesmo usando pomada para tatuagem, deu ruim, amigo.

Outros sinais de complicações:

  • Febre;
  • Ondas de frio e calor;
  • Arrepios anormais.

Há sintomas que podem surgir por infecções que entram na corrente sanguínea. Se sentir alguns dos sinais abaixo, procure um médico:

  • 38 na escala Celsius de febre;
  • Diarreia;
  • Dor nos ossos ou músculos;
  • Área infectada muito elevada, inchada;
  • Feridas expelindo pus;
  • Impetigo (ferida com crosta amarelo-amarronzada);
  • Muita sede.

Marcas de pomada para tatuagem

Bepantol Derma

É a mais popular pomada para tatuagem. Tem em sua composição dexpantenol, vitamina B5, lanolina e óleo de amêndoas. Costuma-se indicá-la por raramente provocar reações adversas ao se misturar com a tinta utilizada nas tatuagens. No entanto, alguns tatuadores afirmam que não é a melhor opção, porque alegam que o seu efeito principal é hidratar a pele e não cicatrizar. O fato é que se mantêm como referência como pomada para tatuagem.

Nebacetin

Essa pomada para tatuagem é recomendada depois de experimentar o Bepantol, porque o fármaco age contra a proliferação de diversas bactérias por meio de dois antibióticos contidos em sua fórmula, Neomicina e Bacitracina Zincica. Esses antibióticos costumam reagir negativamente as tintas provocando uma reação alérgica. Porém, muitas pessoas conseguem usar o Nebacetin sem passar por qualquer tipo de problema. Por isso, aconselha-se o seu uso após fazer um teste com outra pomada e com a devida orientação dermatológica.

Reilly Tattoo

Pomada para tatuagem concebida para ser um restaurador dérmico especificamente para esses casos de “feridas voluntárias”. A sua fórmula contém:

  • Camomila;
  • Óleo de Girassol;
  • Vitamina E;
  • D-Pantenol.

Ou seja, apresenta vitaminas e componentes cicatrizantes naturais.

Cuidados pós-tatuagem

O processo de cicatrização pode ser dividido em 3 fases.

A primeira é o período logo após a marcação no corpo. Costuma-se colocar um autoadesivo, penso, com uma pomada para tatuagem cicatrizante. No decorrer de algumas horas, é preciso tirar esse autoadesivo e higienizar a região com sabão neutro ou antisséptico e secar com pano limpo ou papel toalha. Ao deixar a pele respirar por alguns minutos, aplicar a pomada para tatuagem com movimentos de massagem bem vagarosos.

Será preciso escolher como irá prosseguir com a fase de regeneração a partir desse ponto. Andar com a tatuagem sem proteção ou cobri-la com um plástico aderente.

Se ao ar livre, sempre passar a pomada para tatuagem. Se com película, não é recomendável passar a pomada em conjunto com o plástico e é necessário trocá-la por pelo menos 2 vezes ao dia, senão há o risco de fazê-la um local de cultura de bactérias.

De qualquer forma, o procedimento de aplicar a pomada para tatuagem deverá ser feito 2 vezes, ao menos, por dia.

É recomendável não tomar banho quente e, se puder, evitar molhar a região durante o banho. Portanto, nada de piscina, praia, etc, até a cicatrização plena, que geralmente leva 15 dias, mas pode variar conforme a pessoa. Também é restritivo ficar exposto ao sol até a total cicatrização e mesmo depois dessa fase, use sempre protetor solar fator 50, se tiver que encarar um solão a céu aberto por muito tempo.

O segundo estágio da cicatrização ocorre quando a tatuagem começa formar crostas. Pare de usar a pomada e não molhe a tatuagem para deixá-la bem seca. Depois de 3, 4 dias, começam a desaparecer e é o período da coceira azucrinante. Mas jamais arranque as crostas com os dedos. Esse ato que é o responsável pelas falhas ou opacidade posterior da tattoo.

Quando estiver com poucas crostas e bem ressecada, é sinal que a terceira e última fase iniciou. Trate a região com hidratantes até desaparecer a aparência vidrada.

Considerações finais

No post de hoje, citamos as marcas de pomada para tatuagem mais recomendada pelos profissionais, alertamos sobre os riscos de não tomar os devidos cuidados para a cicatrização de uma tatuagem nova e apontamos o procedimento para cicatrização e hidratação seguras.

Esse conteúdo foi útil para você? Curta, compartilhe, avalie. Leia mais de nossa sessão de curiosidades. Seu apoio faz a diferença.

Faça um Comentário

/* ]]> */