Significados Tatuagens da Natureza Tatuagens Femininas

Fotos e ideias de tatuagem de flor de lótus para você se inspirar

Há muitos séculos, diferentes culturas do oriente adotaram a flor de lótus como um símbolo sagrado. Somando-se a  esse significado a sua beleza estética, temos como resultado um símbolo muito popular, principalmente entre o público feminino. Não por acaso, existe uma grande procura pela tatuagem de flor de lótus.

A flor de lótus na cultura oriental

Observando a cultura dos povos da antiguidade, encontramos as principais manifestações de reverência à flor de lótus no hinduísmo, no budismo e entre os egípcios.

A antiga mitologia egípcia conta que, antes da criação do Universo, em meio às trevas, um cálice de lótus com suas pétalas fechadas flutuava solitário. Conta ainda que esta solitária flor de  lótus solicitou ao deus Sol que criasse o Universo, para preencher o grande vazio que existia até então.

Também no hinduísmo, a flor de lótus é anterior à criação do Universo. Primeiro existia o deus Vishnu. De seu umbigo teria surgido uma flor de lótus de aspecto brilhante. Desta flor de lótus teria surgido o deus Brahma. Este por sua vez criou o cosmo.

O budismo, religião surgida na Índia, de certa forma herdou do hinduísmo a reverência à flor de lótus, ao mesmo tempo em que agregou a ela novos simbolismos. Além disso, ao se expandir da Índia para outras regiões da Ásia, o budismo contribuiu significativamente para disseminar a imagem sagrada da flor de lótus no continente. Séculos depois, ondas de imigração trouxeram o budismo e a flor de lótus da Ásia para o Ocidente.

O significado da flor de lótus

O mais conhecido dos significados atribuídos à flor de lótus associa-a à pureza, ou ainda à superação que a leva a preservar sua pureza.

A ideia de pureza e superação vem do fato de que a flor de lótus nasce em pântanos cheios de lodo, ou seja, ela preserva sua rara beleza, mesmo em meio ao ambiente totalmente degradado e cheio de impurezas que a cerca.

Algumas seitas budistas também atribuem significados específicos à coloração da  flor de lótus. Assim:

  • A flor de lótus branca, por exemplo, simboliza o corpo puro, a perfeição espiritual e a pacificação da natureza.
  • A flor de lótus azul representa a vitória do espiritual sobre o material. É também associada a Manjushri, o bodhisattva da sabedoria.
  • A flor de lótus vermelha simboliza a natureza original do coração. É a representação das emoções. Está associada à figura de Avalokiteshvara, o bodhisattva da compaixão.
  • A flor de lótus rosa é a lótus suprema e simboliza o próprio Buda.

A flor de lótus amarela é muito popular pela sua beleza, mas não tem um significado específico associado.

Também por influência budista, é comum encontrar a imagem da flor de lótus composta por oito pétalas, numa referência à senda óctupla (ou nobre caminho óctuplo), um dos mais importantes ensinamentos transmitidos pelo Buda, que prega a observância de oito práticas essenciais: a compreensão correta, o pensamento correto, a fala correta, a ação correta, o modo de vida correto, o esforço correto, a atenção correta e a concentração correta.

A tatuagem de flor de lótus

A tatuagem da flor de lótus é bastante procurada pelos apreciadores desta arte e ela pode ser representada em diferentes estilos, como por exemplo:

  • O estilo Old school: representa a mais tradicional e antiga técnica de tatuagem do Ocidente, com formas simples, fortes contornos em preto e o uso de poucas cores, normalmente as primárias. Sua origem vem dos anos 1920/1930 e está muito ligada à forma como marinheiros e piratas se tatuavam. Ganhou popularidade nos anos 50 com a explosão do rockabilly.
  • O estilo New school: uma versão mais urbana, surgida nos anos 60, identificada com o graffitti e a arte de rua. Seus traços são ainda mais grossos, com cores vibrantes e o uso de desenhos com três dimensões.
  • O estilo tribal: tornou-se popular a partir dos anos 90, lembrando pinturas indígenas ou primitivas. Na época em que surgiu, cada figura tinha seu próprio significado. Com o tempo, passou a prevalecer mais o lado estético. Lembra um mosaico, com formas fortes, geralmente em preto. A tatuagem da flor de lótus, como representação de um símbolo milenar que é, encaixa-se perfeitamente no estilo.
  • O estilo realista: uma técnica mais elaborada de tatuagem, com traços complexos e muitos sombreados, procura fazer uma reprodução fiel de uma foto ou imagem.
  • O estilo oriental: uma técnica milenar, muito diversificada. Normalmente, ela é utilizada com temas tipicamente orientais, como dragões, carpas, samurais, gueixas, ideogramas e flores (onde aliás se encaixa a tatuagem da flor de lótus). Mas o fato de o tema ser de origem oriental não necessariamente indica que a tatuagem seja de estilo oriental. Existem algumas regras específicas que caracterizam o estilo, como traços sinuosos  e levemente calibrados, espirais, etc.
  • O estilo pontilhista: técnica surgida nos anos 90 em que as imagens são formadas por conjuntos de pontos.

  • O estilo aquarela: uma técnica que reproduz na pele os efeitos de uma pintura com tinta aquosa.
  • O estilo geométrico: composto por formas e linhas geométricas, pode comportar uma tatuagem de flor de lótus simetricamente estilizada.
  • O estilo graywash: também típico dos anos 90, cria imagens combinando tonalidades de cinza.
  • O estilo de traços finos: técnica que se vale de instrumentos, tintas e agulhas próprios, que permitem ao artista criar traços mais finos, com mais detalhes e efeitos.
  • O estilo celta: composto de símbolos com muitos nós. Embora a tatuagem de flor de lótus não esteja diretamente relacionada ao estilo celta, é relativamente comum encontrarmos representações da flor de lótus que têm exatamente essa composição de nós.
  • O estilo sumi: uma técnica oriental cujo resultado se assemelha ao estilo aquarela, com imagens formadas por uma composição de pinceladas.
  • O estilo alto relevo: as tatuagens desse estilo parecem formar uma espécie de cicatriz, como que destacando-as em alto relevo em relação à pele.
  • O estilo bold line: técnica que parte de uma composição de linhas grossas, médias e finas para formar imagens bem delineadas, geralmente em preto e/ou cinza.
  • Estilos mistos: diversos artistas criam tatuagens a partir da mistura de estilos.

Com tantas opções de estilos, encontrar a representação ideal para a sua tatuagem de flor de lótus é só uma questão de pesquisa.

Veja também:

Faça um Comentário

/* ]]> */