Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Fotos e ideias de tatuagem aquarela como você nunca viu!

A tatuagem aquarela ou Watercolor Tattoo é um dos estilos mais procurados nos estúdios de tatuagem do Brasil todo nos últimos anos.

Diversos tatuadores estão se especializando nessa técnica de tatuagem e realizando grandes trabalhos, deixando seus clientes satisfeitos e orgulhosos de poderem exibir verdadeiras obras de arte em seus corpos.

O que é tatuagem aquarela?

Basicamente, a tatuagem aquarela é uma técnica idêntica a utilizada pelos pintores na produção de suas telas. A tatuagem aquarela oferece muitas possibilidades quando falamos em criar efeitos, tonalidades e o trabalho com as cores em geral.

O efeito produzido com o uso da aquarela é um desenho com cores muito mais vivas, menos contornos e traços mais finos.

Outra característica que chama muito a atenção na tatuagem aquarela é a transição de cores do claro para o escuro, como também os efeitos de respingos que dão movimento ao trabalho.

Este tipo de técnica exige muito cuidado durante sua execução, já que manusear os pigmentos da maneira correta não é tarefa das mais fáceis. A sensibilidade do artista é fundamental para um trabalho bem executado.

Tatuagem Aquarela vs. Tatuagem Tradicional

Na tatuagem tradicional, o processo consiste em fazer primeiramente o contorno do desenho, utilizando o decalque, em preto, para depois ser colorido acrescentando tinta preta às demais cores.

Já na tatuagem aquarela é feito apenas um esboço do desenho desejado com traços mais suaves, e depois as cores são trabalhadas sem que sejam misturadas.

É essa mistura direta na pele que dá esse ar mais artístico da tatuagem aquarela.

Dois mil anos de história

Apesar da tatuagem aquarela ser algo recente, surgindo no mundo da tatuagem em 2011, a técnica da aquarela é muito mais antiga do que isso. Diversos estudos dizem que a aquarela teria surgido juntamente com a criação do papel, há mais de 2000 anos, na China.

Tanto na China quanto no Japão existem registro do uso dessa técnica nos seus primórdios.

A técnica da aquarela consiste na diluição dos pigmentos para que depois sejam aplicados nos mais diversos materiais como madeira, papel, couro, plástico, entre outros.

A aquarela também foi utilizada na confecção de pergaminhos utilizados na Idade Média, por volta do ano 1300, além de ilustrarem inúmeros livros da época.

Cuidados que você deve ter com sua tatuagem aquarela

Como qualquer outro estilo de tatuagem, a tatuagem aquarela requer alguns cuidados para que, com o passar do tempo, não perca seu brilho e necessite de retoques.

Ao longo dos anos, nossa pele vai se deteriorando devido a vários fatores como sol, contato com água, produtos químicos que utilizamos no dia a dia e também pelo envelhecimento natural da pele.

Esses fatores castigam nossa pele durante toda a vida, e o resultado disso é uma cútis que vai se desgastando aos poucos com o decorrer dos anos. O mesmo acontece com a tatuagem aquarela, afinal de contas, a tatuagem é feita na sua pele.

Por isso, é muito comum aquela tatuagem que foi feita há 15 anos atrás não exibir mais o mesmo brilho e a mesma intensidade das cores e efeitos.

Alguns cuidados podem ajudar para que a tatuagem aquarela mantenha as características iniciais por mais tempo, mas essa é uma certeza: sua tatuagem vai desbotar um dia.

Evite o sol

A exposição contínua aos raios solares pode dificultar a fixação dos pigmentos na pele, mesmo tendo sido feita há anos. É essa exposição ao sol que faz sua tatuagem acabe desbotando após certo tempo.

Mantenha a pele hidratada

O sol faz com que a pele fique ressecada. Esse ressecamento acaba fazendo com que a pele se deteriore, que por sua vez acaba influenciando diretamente nas cores da sua tatuagem. Com o tempo, as cores vão ficando sem vida e a tattoo pode acabar precisando de retoques.

Tatuagem aquarela divide opiniões

O ponto mais polêmico em relação a tatuagem aquarela diz respeito a sua durabilidade.

Muitos profissionais afirmar que esse tipo de tatuagem tem uma durabilidade muito pequena, pois o fato de a tinta ser diluída afeta na fixação dos pigmentos. Isso faz com que os efeitos e as cores acabem se apagando em pouco tempo.

Já os especialistas em tatuagem aquarela afirmam que isso só acontece nos casos onde a tinta é diluída em água.

Procure sempre profissionais especializados

Tatuagem precisa ser levada a sério, já que é algo que vai ficar marcado na sua pele para sempre.

Por mais que você conheça aquele amigo que desenha muito bem, isso não significa que ele sabe fazer uma tatuagem.

Muitas vezes os tatuadores acabam se especializando em determinados tipos de tatuagem. Alguns são ótimos com tatuagens Old School, outros são ótimos em retratos e alguns são especialistas em tatuagem aquarela.

Independente do tipo de tatuagem que você mais gosta, a escolha do profissional que vai executar o trabalho pode ser determinante para que o resultado final seja um sucesso ou um desastre.

Nos últimos anos, com o crescimento da tatuagem aquarela, alguns tatuadores vêm se destacando na aplicação dessa técnica, por isso vale a pena pesquisar entre os que mais têm se destacado nesse estilo na hora de fazer sua nova tatuagem.

Forma de arte que veio para ficar

Hoje em dia a tatuagem é comum em toda a sociedade, algo que há poucos anos era inimaginável.

O que antes era visto como algo marginalizado, hoje, e cada vez mais, ganha status de arte.

A tatuagem aquarela, mesmo ainda sendo algo recente, já dá sinais de que veio para ficar e revolucionar um dos meios de expressão mais antigos da história da humanidade.

Veja também:

Faça um Comentário

/* ]]> */