Curiosidades

Curso de tatuagem: inúmeros motivos para fazer um e se profissionalizar

Fazer um bom curso de tatuagem é o melhor caminho para quem quer aprender a desenhar, ter o próprio estúdio e viver desta profissão. O sonho de ser tatuador move muitas pessoas que enxergam nesta atividade mais do que um estilo de vida, mas também uma boa fonte de renda e desenvolvimento pessoal.

Antigamente, os primeiros tatuadores aprendiam a profissão com colegas experientes ou por conta própria na base da tentativa e erro. Hoje em dia, a grande quantidade de regras para se manter um estúdio e a alta exigência de qualidade por parte dos clientes fazem com que a busca por especialização seja a estratégia mais segura para quem quer destacar-se na profissão.

Aprender a tatuar com estilo e criatividade é importante para quem pretende trabalhar na área e destacar-se na profissão. Não se preocupar com a própria formação pode prejudicar a imagem profissional do tatuado e até causar constrangimentos como ter seus desenhos incluídos em listas como as que listam as piores tatuagens do mundo.

Saber desenhar bem é a habilidade fundamental de um tatuador, porém para manter-se no mercado é necessário aprender várias outras questões que vão desde a história da profissão, passando pelas diferentes técnicas de tatuagem até mesmo como administrar um estúdio.

Carreira em ascensão

A popularização da tatuagem tirou ela da clandestinidade e fez com que fosse considerada item de moda e isto aumentou muito a necessidade de novos estúdios e profissionais de tatuagem para atender este mercado em expansão.

Ser tatuador (a) antigamente era visto como atividade de pessoas à margem da sociedade e nem era considerada profissão. Hoje o trabalho do tatuador é respeitado como de qualquer outro profissional e ainda mantém um certo charme por seu estilo de vida a ponto de já ter ocorrido de existirem personagens tatuadores em novelas.

Nas redes sociais é possível trocar experiências com profissionais que já atuam na área e no youtube encontramos diversos depoimentos de tatuadores que comentam os pontos positivos e os desafios da profissão.

Ao mesmo tempo em que cresce o mercado de tatuagens aumenta também a exigência por atualização profissional. Fazer um bom curso de tatuagem é o começo da construção de um currículo bem sucedido nesta área.

Motivos para fazer um curso de tatuagem

São inúmeros os motivos que fazem com que fazer um curso de tatuagem seja uma boa recomendação para quem quer destacar-se na profissão. O primeiro motivo é a importância de uma certificação profissional. Possuir um certificado de conclusão de curso atesta que a pessoa estudou e praticou antes de oferecer os seus serviços.

A rapidez na realização do curso é outra motivação que faz com que muitas pessoas decidam fazer o curso de tatuagem. A maioria dos cursos é semanal, podendo ter de uma a duas aulas por semana com cerca de duas horas cada dia. Em média os cursos podem ser realizados em um prazo entre 03 e 06 meses, tudo depende da proposta da escola.

Poder exercer a criatividade é o sonho de muitos que gostam de desenhar e enxergam na profissão de tatuador uma maneira de continuar desenvolvendo esta habilidade e ganhando para fazer isto.

Ter um estilo de trabalho, e de vida, diferente no qual a roupa de trabalho, os horários e ambiente profissional é totalmente diferente do que vive a maioria das pessoas e isto atrai aqueles que querem viver desta forma.

A rentabilidade de um profissional de tatuagem dependerá de seu talento, sua experiência e da divulgação de seu trabalho. Ainda que no início os ganhos não sejam considerados altos com o tempo o tatuador (a) consegue juntar uma boa clientela e viver bem do seu trabalho.

Durante o curso o aluno estará em contato com professores e colegas de sala que atuam na área. Isto oferecerá uma visão prática do dia-a-dia da profissão e permitirá a troca de informações, dicas e experiências que contribuirão para a sua formação.

O networking é outra vantagem de matricular-se em um curso de tatuagem. Através das redes de relacionamentos estabelecida com colegas de sala, professores e outros profissionais do mercado é possível conquistar indicações para empregos, contatos para sociedades ou parcerias além de divulgar o seu trabalho no mercado.

Como escolher um curso de tatuagem

Assim como outros cursos profissionalizantes a escolha de um bom curso de tatuagem depende de uma boa pesquisa para que não ocorram frustrações futuras. A internet facilita muito este processo pois rapidamente é possível acessar dezenas de ofertas de cursos de todos os tipos, tempo de duração e valores. Porém, como veremos a seguir este é apenas o primeiro passo nesta pesquisa, alguns dados que devem ser checados são:

  • Tempo de existência e infraestrutura –  leve em consideração quanto tempo a escola existe, se ela já formou muitas turmas e principalmente se possui “laboratórios” e equipamentos suficientes para todos os alunos que lá estudam;
  • Conteúdo do curso – um bom curso de tatuagem é aquele que ensina desde as técnicas básicas (traço, pintura e sombra) e de remoção de uma tatuagem até os diferentes estilos de tatuagem e conceitos teóricos da área;
  • Reputação entre ex-alunos: quem já fez o curso sabe avaliar os pontos positivos e negativos da escola. Procure nas redes sociais pessoas que fez o curso e nunca leve em consideração apenas uma opinião;
  • Opinião do mercado –  é comum que alguns tatuadores recebam alunos de um curso de tatuagem para a realização de estágios. No contato com estes estudantes estes profissionais experientes conseguem avaliar a qualidade do que está sendo ensinado no curso.
  • Estágio – não é algo obrigatório, mas as escolas que possuem parceria com estúdios de tatuagem para oferecer estágios aos seus alunos oferecem um diferencial importante que é a vivência prática em situações cotidianas e o contato com clientes reais.

Um bom curso de tatuagem é aquele que consegue oferecer conhecimentos teóricos, mas fundamentais com técnicas e práticas que aprimorem a habilidade de tatuar. Além de qualificar o estudante para atuar com eficiência e criatividade o curso também deve oferecer uma visão sobre o futuro e as tendências da profissão.

Aprender a tatuar é só o começo

Engana-se quem pensa que para ser um bom tatuador basta saber desenhar e operar uma máquina de tatuagem. Apesar destes conhecimentos serem fundamentais na profissão, existem vários outros assuntos e habilidades que aprendem-se em um curso de tatuagem.

Além de outras habilidades básicas como aprender a operar e regular a máquina de tatuar no curso aprende-se também conceitos e técnicas sobre a profissão, as diferentes maneiras de se tatuar homens e mulheres e como se administra um estúdio de tatuagem.

Muitos cursos incluem em seus programas temas como biossegurança, cuidados com a pele e ética profissional estes conhecimentos são muito importantes para aprender a atuar dentro das normas de qualidade e segurança além de compreender aspectos éticos que envolvem a profissão.

Manter-se atualizado acompanhando as novidades e tendências do setor, conversar sempre com outros colegas de profissão e treinar sempre o desenho são requisitos fundamentais para quem quer ter sucesso na profissão e ser reconhecido pelo seu trabalho.

Faça um Comentário