Tatuagens Femininas Tatuagens Masculinas

Dicas de como cuidar da pele após fazer tatuagem

A tatuagem hoje em dia está presente em diferentes tipos de pessoas, independente de suas classes sociais, sexo ou idade. Fazer uma tatuagem é um assunto sério! Ela é um ferimento feito na pele com perda de sangue e que se não for bem cuidada pode infeccionar. Saber como cuidar da pele após fazer tatuagem é fundamental para que não ocorra nenhum episódio desagradável.

Os cuidados com a pele depois de fazer uma tatuagem são extremamente necessários para que não exista nenhum perigo de infecções. A tatuagem é uma ferida aberta, onde ocorre a perda de sangue e o perigo de se contrair alguma doença é muito grande.

Manter a pele hidratada e principalmente limpa são essenciais para a cicatrização e manutenção do desenho. Se você quer que o seu desenho fique bonito e vivo, não deixe de tomar essas medidas importantes.

Se você decidiu fazer uma tatuagem é fundamental saber que terá que cuidar dela para sempre. A maioria das pessoas se esquecem desses detalhes, muitas pensam que basta fazer um desenho, colocar pomada alguns dias e pronto, a tatuagem já está curada.

Acredite, não funciona dessa maneira! A tatuagem é um ferimento feito na sua pele e requer todos os cuidado como qualquer outro tipo de ferimento.

E não importa qual a cor da sua tatuagem, se ela é preta, colorida, os cuidados são os mesmos. Limpeza e hidratação são fundamentais para a cicatrização.

Antes de fazer a sua tatuagem, faça uma pesquisa minuciosa sobre o estúdio que você pretende fazer a sua tatuagem. Verifique se os materiais utilizados são descartáveis e se os tatuadores seguem as normas de segurança.

Confira a limpeza do ambiente, se não existem lixos jogados fora de lugar. Seja rigoroso na sua avaliação, pois é a sua pele que será perfurada. Você tem todo o direito inclusive de fazer as perguntas que quiser ao tatuador, inclusive questioná-lo, caso perceba alguma irregularidade.

Dicas para escolher o melhor estúdio e tatuador

Antes de você sair por aí rabiscando a sua pele, é muito importante que você saiba como escolher o melhor estúdio e tatuador para a sua arte.

Lembre-se, essa arte na pele é um ferimento e merece total atenção e cuidado. Saber como cuidar da pele após fazer tatuagem é apenas um dos passos importantes que você deve seguir.

Listamos algumas dicas legais para você seguir antes de escolher o melhor estúdio e tatuador. Veja abaixo:

Estúdio

  • Verifique atentamente os materiais utilizados e como é a limpeza do ambiente;
  • Confira todos os materiais utilizados para fazer os trabalhos de tatuagens;
  • Se sentir necessidade, faça questionamentos sobre a utilização de autoclave e os métodos de higiene adotados;
  • Observe se a posição das macas obedecem às exigências feitas pela Anvisa.

Tatuador

  • A escolha do tatuador é muito importante para que o desenho saia perfeito;
  • Observe se o tatuador na hora de fazer a sua tatuagem, abre todas as embalagens na sua frente;
  • Verifique se ele utiliza todos os materiais de segurança como luvas, máscaras e se eles são descartáveis, caso ele tenha que sair da sala, peça para colocar novas luvas descartáveis antes de começar o procedimento na sua pele;
  • Faça uma breve pesquisa sobre o tatuador na internet, verifique se existem reclamações sobre o trabalho dele, etc.

Existem diferentes métodos de como cuidar da pele após fazer tatuagem, é muito importante você conhecer alguns para escolher o que achar melhor.

Complicações de uma tatuagem mal cuidada

Já dissemos que tatuagem é coisa séria e que saber como cuidar da pele após fazer tatuagem é imprescindível para que você não tenha complicações desnecessárias.

A tatuagem é um ferimento que causa a perda de sangue. Para fazer o desenho que você escolheu, algumas agulhas perfuram a sua pele milhares de vezes para que seja injetada a tinta.

Esse ferimento precisa ser cuidado para que não ocorra nenhuma infecção. Infecções, inflamações e até necroses são muito comuns em tatuagens mal cuidadas.

Se você apresentar alguns desses sintomas abaixo, procure um médico imediatamente. Veja:

  • Vermelhidão ou irritação no local da tatuagem;
  • Secreção ou prurido em tons de verde ou amarelo com cheiro forte;
  • Febre com 38°C;
  • Dores intensas na região da tatuagem e até musculares em outras regiões;
  • Muita fraqueza.

5 dicas de como cuidar da pele após fazer tatuagem

Fazer tatuagem dói! Essa informação já não é novidade para ninguém, mas o que muitas pessoas ficam na dúvida ainda, é se mesmo depois de já ter feito a arte, ela continua doendo.

A resposta é sim, ela continua doendo!

A pele fica toda sensível e é preciso tomar alguns cuidados importantes para que não ocorram complicações desagradáveis.

Listamos algumas dicas que você pode seguir de como cuidar da pele após fazer tatuagem. Acompanhe:

1 – Faça uma correta higienização da pele

A pele que recebeu a tatuagem precisa estar limpa, principalmente as suas mãos quando forem fazer o curativo.

Você pode inclusive, começar a higienização da sua pele depois de uns 10 minutos de ter feito a sua tatuagem.

Essa higienização não pode ser feita com água muito quente e também não pode haver nenhuma esfregação na pele para não machucar mais ainda a região.

2 – Cuidado com a roupa que você vai vestir

Sua pele estará machucada por causa da tatuagem, então, tome cuidado ao escolher a roupa que você vai vestir.

Evite roupas muito justas que causam fricção na pele, machucando-a.

Pode ocorrer alguma liberação de tinta e fluidos da pele depois da tatuagem, fazendo com que o tecido grude um pouco. Roupas de algodão são as melhores opções, pois não grudam na pele e fazem com que ela respire.

3 – Utilize as pomadas cicatrizantes

Utilize a pomada que o seu tatuador ou médico dermatologista te receitou. Não invente de utilizar outro tipo de medicamento, pois ele pode prejudicar a sua pele, ao invés de cicatrizar.

A pomada Bepantol é a mais indicada para as cicatrizes de tatuagens.

Quando a sua tatuagem estiver cicatrizando, poderão surgir algumas casquinhas, não as arranque!

4 – Mantenha sua pele hidratada

Uma das melhores dicas de como cuidar da pele após fazer tatuagem diz respeito a hidratação da pele.

É fundamental que você mantenha sua pele hidratada.

Sem exageros, aplique uma fina camada de creme hidratante na sua pele. Dê preferência aos neutros, para que o perfume não cause irritação.

5 – Não esqueça de passar filtro solar

Os médicos recomendam que você não tome sol na região da tatuagem por até 30 dias.

Passado esse período, a exposição ao sol pode acontecer, mas apenas se você utilizar filtro solar.

Veja também:

Faça um Comentário