Curiosidades

Quais são os cuidados necessários depois de fazer uma tatuagem?

Cuidados necessários depois de fazer uma tatuagem

Os cuidados necessários depois de fazer uma tatuagem são essenciais para que a pele não sofra algum dano e com isso não cicatrize. Infecções são mais comuns de acontecerem nas tatuagens que não são bem cuidadas. Ninguém quer fazer uma tatuagem para que ela fique toda infeccionada não é mesmo? Aprenda os cuidados que você deve ter para que ela cicatrize da maneira correta e o desenho fique lindo na sua pele.

A primeira coisa que uma pessoa que vai fazer tatuagem deve ter em mente é de que ela é um ferimento feito com agulhas na pele. Sai sangue e deve ser cicatrizada como qualquer outro ferimento para ser curada de vez. Os cuidados com esse ferimento que vai determinar se ele será bem cicatrizado ou não.

As infecções nas tatuagens são tão graves que podem provocar necroses horríveis, fazendo com que os desenhos sejam totalmente prejudicados. Os pigmentos das tintas para serem bem fixadas na pele precisam de cuidados que são extremamente necessários.

O curativo pode ser feito na tatuagem logo após o indivíduo sair do estúdio. É muito importante que você ouça todas as recomendações do tatuador, pois ele saberá te orientar em como trocar o curativo e como fazê-lo ao chegar em casa.

Tatuagem é coisa séria, mesmo que você tenha feito por impulso, você acabou ficando com uma ferida na pele que precisa de cicatrização.

É muito importante tomar todos os cuidados necessários depois de fazer uma tatuagem, além disso, é muito importante que você escolha bem o profissional e o estúdio onde sua tatuagem será feita.

Segundo a Anvisa ou Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os estúdios e profissionais da tatuagem devem seguir algumas normas obrigatórias de higiene e saúde, afim de evitarem que alguma epidemia seja propagada.

Como escolher o estúdio e o tatuador adequados?

A primeira dica que você precisa levar em conta é de se certificar que tanto o tatuador como o estúdio, obedecem as normas de higiene da Anvisa.

Essas informações são importantíssimas para que você não adquira nenhuma doença e principalmente, que a sua tatuagem não tenha infecções por manipulações inadequadas do tatuador.

Confira a seguir algumas dicas interessantes para escolher o estúdio e o tatuador.

Cuidados necessários depois de fazer uma tatuagem

Estúdio

O estúdio de tatuagem deve obedecer algumas obrigatoriedades que a Anvisa impõe para que possa continuar funcionando. Veja:

  • Possuir obrigatoriamente um alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura;
  • Cada cliente que o estúdio receber, deverá ter uma ficha de cadastro com todas as informações, além das informações do tatuador que o atendeu, assim como a tinta utilizada, data de fabricação e validade;
  • A sala de tatuagem não poderá em hipótese alguma ser junto com a sala da recepção e se por acaso nesta sala quiser colocar 2 macas, será necessário que elas tenham uma distância de 1 metro entre elas;
  • A esterilização dos equipamentos deverá ser feita na autoclave e o descarte dos materiais não poderá ser feito em lixo comum;
  • As tintas utilizadas nas tatuagens deverão ser regulamentadas e autorizadas pela Anvisa, a utilização de tintas que não sejam autorizadas, poderá trazer danos irreversíveis para a sua pele.

Tatuador

  • Verifique se o tatuador utiliza luva, máscara, se os seus equipamentos são de primeira linha;
  • Olhe o estúdio, confira a limpeza do ambiente e a higiene do profissional que irá lhe atender;
  • Confira como é feito o descarte dos materiais utilizados na tatuagem.

Verificar todas essas informações não isenta você de tomar os cuidados necessários depois de fazer uma tatuagem.

Confira 5 cuidados necessários depois de fazer uma tatuagem

Depois de ter escolhido o seu desenho e a arte ter sido feita é fundamental que você tome os cuidados necessários depois de fazer uma tatuagem. Esses cuidados são essenciais para que você não fique com nenhuma infecção na pele e para que ela possa cicatrizar adequadamente.

Esses cuidados são bem simples e não requer nenhum conhecimento específico.

Cuidados necessários depois de fazer uma tatuagem

1 – Faça uma higienização adequada no local da tatuagem

Manter o local onde foi realizada a sua tatuagem completamente limpo é a melhor maneira de se evitar possíveis infecções. Utilize sabonetes antissépticos, os líquidos são os melhores, pois são mais fáceis de se aplicar. Nos primeiros dias alguns profissionais recomendam que você utilize plástico filme na tatuagem.

Você pode utilizar normalmente, mas antes de colocá-lo, higienize bem o local da tatuagem.

Os movimentos devem ser feitos de maneira suave, sem friccionar a pele, para que não seja removida nenhuma casquinha de cicatrização.

Não utilize em hipótese alguma as buchas de banho e nem sabonetes esfoliantes que podem machucar a sua pele.

2 – Utilize pomadas cicatrizantes

Um dos cuidados necessários depois de fazer uma tatuagem que você deve tomar é a utilização de pomadas cicatrizantes. Quem vai recomendar a melhor pomada é o seu tatuador, então não invente de passar outra só porque alguém disse que era boa.

A pomada mais utilizada para a cicatrização de tatuagens é a Bepantol, Nos primeiros dias o ideal é que você passe a pomada de 1 a 3 vezes por dia, reservando uma das vezes para antes de dormir.

3 – Cuidado com o Sol

Lembre-se que a sua tatuagem é um ferimento que está em processo de cicatrização. Portanto, exposições ao Sol pode ser muito prejudicial, além das queimaduras que a sua pele vai sofrer em cima do ferimento, o desenho pode desbotar e ficar todo falhado.

Evite o sol, pelo menos nos 3 primeiros meses.

4 – Evite coçar e puxar as cascas de cicatrização

Quando a tatuagem começar a cicatrizar, você vai sentir muita coceira e formará no local uma casquinha, igual uma casquinha de ferida comum que se forma quando machucamos a pele.

Tome esses cuidados necessários depois de fazer uma tatuagem, evite coçar e puxar a casquinha. Se você coçar, a probabilidade de você machucar a pele é imensa e se você puxar a casquinha, a sua tatuagem ficará falhada. Evite fazer essas duas coisas.

5 – Evite alguns alimentos condimentados e gordurosos

Depois que você fizer a sua tatuagem, será necessário tomar alguns cuidados com a alimentação. Alguns alimentos muito condimentados, apimentados e gordurosos podem provocar algum tipo de alergia.

Esses episódios acontecem mais em pessoas que já possuem alguma reação alérgica quando ingerem este tipo de alimento, o melhor nesses casos é evitar, para não prejudicar a tatuagem.

Veja também:

Leave a Comment