Curiosidades

Anestesia para tatuagem: injeções, cremes, pomadas? Mito ou verdade?

Anestesia para tatuagem

Mesmo com tanto preconceito em relação às tatuagens, o número de pessoas tatuadas é cada vez maior em diferentes regiões do mundo. Pequenos, grandes, frases, rosto, animais, os desenhos são inúmeros e, por mais que tenham vontade, algumas pessoas deixam de fazer por causa do procedimento doloroso das agulhas. Mas será que existe alguma anestesia para tatuagem? Vamos conhecer a seguir e ver se isso é verdade.

O único empecilho que tira a coragem de uma pessoa fazer tatuagem é a dor que as agulhas possam provocar no corpo.

O sonho da maioria dessas pessoas é o surgimento de algum produto que possa anestesiar a pele para que assim seja possível fazer quantas tatuagens quiserem.

Como tudo no mundo evolui, obviamente que diversos tipos de produtos já existem quando falamos de tatuagens. Mas será que a anestesia para tatuagem é algo real? Todos os tatuadores utilizam esse tipo de produto? Vamos saber se isso é verdade ou simplesmente um mito criado.

É verdade que fazer tatuagem dói?

Sim, é verdade! Afinal, são agulhas perfurando a sua pele para depositar tinta em camadas mais profundas dela. É impossível não sentir dores.

Existem alguns lugares do corpo que são mais doloridos do que outros, como os pés, as mãos e as costelas. Braços e pernas costumam doer, mas segundo relatos são mais suportáveis.

O que vai determinar o grau de dor que você vai sentir é a quantidade de gordura que a região a ser tatuada possui. Geralmente, os lugares do corpo que possuem mais gordura tendem a ser mil vezes menos doloridos.

Portanto, esqueça o que o seu amiguinho diz quando falar que a tatuagem é um procedimento indolor. Não é verdade! Tatuagem dói sim, mas não é nada insuportável dependendo do local.

Atualmente, existem alguns tatuadores que utilizam produtos que anestesiam a pele para poderem fazer a tatuagem sem dor. Pomada, anestesias locais e até o simples gelo feito no freezer são alternativas indolores.

Se você queria fazer a sua tatuagem, mas não tinha coragem por causa da dor, acho que chegou a hora.

Anestesia para tatuagem

Afinal, existe a anestesia para tatuagem?

A resposta é não! Até o momento, nenhuma anestesia foi desenvolvida exclusivamente para o processo da tatuagem.

Se o seu tatuador perguntar se você quer ser anestesiada para fazer a tatuagem, saiba que existem alguns detalhes importantes que devem ser levados em conta.

Ainda não foi desenvolvida nenhuma anestesia para tatuagem exclusivamente com essa finalidade, o que costumam utilizar com frequência é a anestesia local simples. Essas anestesias são utilizadas para fazerem cirurgias simples muitas vezes.

Especialistas recomendam a não utilização de anestesia para tatuagem, pois acredita-se que qualquer tipo de produto colocado na pele que vai receber a tinta da tatuagem pode comprometer o desenho e o processo em geral.

Os produtos anestésicos mais indicados são as pomadas tópicas, essas usadas em processos dermatológicos simples. Essas pomadas adormecem a pele de maneira superficial e não comprometem o desenho.

Pode usar pomada anestésica sem problemas?

Antes de tomar esse tipo de decisão, de utilizar ou não esse tipo de pomada, converse com o seu tatuador antes. Ele vai saber te orientar melhor em relação a esse tipo de produto.

Como dissemos, alguns tatuadores não recomendam a utilização desse tipo de produto, pois eles podem prejudicar o processo, alterando o desenho.

A pomada anestésica não deixará a sua pele completamente anestesiada, ela vai diminuir um pouco as dores apenas. Então, se você está pensando em utilizar esse produto com a esperança de não sentir nenhum tipo de dor, esqueça.

Mesmo assim, se você quiser usa-la, o seu tatuador poderá indicar as melhores marcas e o modo certo de aplica-la na pele. A seguir destacamos algumas marcas excelentes, conheça.

5 pomadas anestésicas para tatuagem

1 – Pomada Emla

Essa pomada é uma anestesia para tatuagem, composta por substâncias como a prilocaína e a xilocaína, é indicada apenas 2 gramas em uma única aplicação. Cerca de 1 hora antes de fazer a tatuagem a aplicação da pomada deve acontecer.

É importante verificar se você possui algum tipo de alergia a esses princípios ativos, em caso de dúvidas converse com um médico, ele saberá te informar.

Anestesia para tatuagem

2 – Pomada com Xylocaína

Pomadas que contenham o princípio ativo da Xylocaína são excelentes para aliviar diferentes lesões causadas na pele como queimadura, rachaduras, e até a tatuagem. Sua ação é totalmente eficaz e rápida. Depois de aproximadamente 5 minutos da aplicação você já não sente tanta dor.

3 – Pomada Medicaína

A pomada de Medicaína é uma anestesia para tatuagem completamente eficaz, pois contém em sua composição a prilocaína e a lidocaína. O indicado é que você aplique esse creme de 1 a 5 horas antes da tatuagem e em seguida coloque alguma bandagem oclusiva.

4 – Pomada com Dermomax

Essa pomada anestésica contém lidocaína e é indicada principalmente para o tratamento dos ferimentos que possam aparecer em tratamentos e aplicações de sonda na uretra feminina e masculina.

5 – Pomada Anestop

A grande maioria dos tatuadores dizem que essa pomada é uma das melhores em termos anestésicos da pele. Composta por prilocaína, ametocaína e lidocaína, sua capacidade de anestesia é enorme, não sendo necessária nenhum tipo de bandagem oclusiva no momento de sua aplicação.

Como usar essas pomadas anestésicas de maneira correta?

Não existe nenhuma dificuldade em usar as pomadas anestésicas. Você precisa apenas passar uma camada de pomada na área desejada, algumas horas ou minutos antes de fazer a tatuagem.

Algumas pomadas indicam que a área seja coberta com plástico filme e outras que você passe mais camadas durante o processo da tatuagem. É fundamental que você leia a bula desse produto para entender melhor.

Lembre-se, anestesias injetáveis devem ser aplicadas somente por médicos especialistas nesse tipo de processo, portanto se o tatuador quiser te anestesiar, não aceite! Utilizar uma anestesia para tatuagem pode provocar alergias diversas na pele e algumas complicações mais sérias, não deixe isso acontecer com você!

Caso tenha dúvidas pertinentes a esse tipo de processo, pergunte a um médico, ele saberá responder as suas dúvidas e até solicitar exames para saber mais informações sobre a sua pele por exemplo. Cuide da sua saúde.

Faça um Comentário

/* ]]> */