Curiosidades

Agulha de tatuagem: conheça os tipos e para que desenhos são indicadas

Saber qual a agulha de tatuagem ideal para aquele trabalho tão esperado é tão importante quanto o próprio desenho que será gravado na sua pele.

Existem vários fatores que precisam ser levados em conta quando você decide fazer uma tatuagem, e saber qual é a melhor agulha de tatuagem para que o seu desenho fique do jeito que você quer é um deles.

Você nem imaginava que tinha que se preocupar com a agulha que seria usada na sua tatuagem? Essa preocupação vai além de observar se as agulhas estão esterilizadas ou não.

Então continue a leitura desse artigo, onde vamos te mostrar tudo que você precisa saber para escolher a agulha de tatuagem perfeita para gravar aquele desenho tão esperado na sua pele sem arrependimentos.

Existem vários modelos de agulha de tatuagem?

Acredite se quiser, mas a resposta para essa pergunta é sim.

Cada tipo de desenho precisa de um tipo específico de agulha de tatuagem para que o resultado do trabalho seja satisfatório e o mais fiel possível do desenho original.

É muito comum que agulhas de diferentes materiais e tamanhos sejam soldadas para formar padrões mais lisos ou porosos, por exemplo, para conseguir os efeitos desejados para a tatuagem em questão.

Os principais modelos de agulha de tatuagem são:

  • Agulhas flat: as agulhas de tatuagem são soldadas de forma linear, onde a solda chega a cerca de 5mm antes da ponta. Esse tipo de agulha de tatuagem normalmente é utilizado para pinturas;
  • Agulha round liner: com a solda feita até 3mm antes da ponta essa agulha de tatuagem possui pouco espaço entre cada uma, podendo chegar a 15 agulhas soldadas de uma única vez. Seu formato arredondado é mais recomendado para traços do que pinturas e sombreamentos. O ideal é que esse tipo de agulha seja utilizado sempre com inclinação de 90º, evitando assim que a tinta acabe se espalhando para fora dos traços;
  • Agulha round shader: esse tipo de agulha de tatuagem é muito parecido com o anterior, mas existem características marcantes para conseguir resultados específicos.
    A solda ocorre mais longe da ponta das agulhas, cerca de 6mm e essa ponta é um pouco mais solta para que exista mais espaço entre as agulhas. Essa agulha é utilizada tanto para sombreamentos quanto para pinturas;
  • Agulha magnum (flat alternada): as agulhas são soldadas de forma intercalada, com algumas mais baixas e outras mais altas. Esse formato enfrenta menos resistência da pele, sendo muito recomendado para pinturas mais sólidas.

Qual é a espessura de uma agulha de tatuagem?

Existem várias categorias de espessura de agulha de tatuagem, onde as variações de espessura mudam de fabricante para fabricante.

As espessuras mais comuns encontradas no mercado de agulha de tatuagem hoje são:

  • 06 (0,20mm);
  • 08 (0,25mm);
  • 10 (0,30mm);
  • 12 (0,35mm);
  • 14 (0,40mm).

Basicamente a diferença entre a espessura de cada agulha de tatuagem é referente a quantidade de tinta que cada uma é capaz de injetar na pele humana.

Por exemplo, agulhas mais finas como a 06 são mais indicadas para tatuagens que exigem traços mais delicados e finos, como sombras ou tatuagens femininas.

Da mesma forma, as agulhas mais espessas são indicadas para trabalhos mais pesados, com traços mais grossos, como visto em tatuagens tribais ou old school.

Como posso saber qual é a agulha ideal para minha tatuagem?

O tipo de agulha de tatuagem ideal vai depender do resultado que você deseja conseguir na sua tatuagem.

É muito comum ver os tatuadores utilizarem mais de um tipo de agulha em uma mesma tatuagem.

Por exemplo, uma tatuagem oriental pode utilizar uma agulha de tatuagem 12 para fazer o seu contorno, e uma agulha de tatuagem 6 para traços mais delicados e sombreamentos característicos do estilo.

O mais importante é saber o que se espera do desenho que será tatuado, para então saber qual é a agulha de tatuagem mais indicada.

A agulha de tatuagem é um acessório tão importante quanto a máquina que será utilizada, as tintas e a técnica do tatuador que fará o trabalho, por isso ela merece atenção especial, já que pode ser um fator determinante para o sucesso do trabalho.

Que cuidados devo ter com agulha de tatuagem?

Se você é tatuador e está iniciando na profissão, é necessário prestar atenção a alguns detalhes para evitar problemas futuros com clientes e autoridades sanitárias.

Antes de comprar qualquer agulha de tatuagem verifique se o produto que você está comprando possui registro na Anvisa.

Sempre dê preferência para fabricantes já conhecidos no mercado. Mesmo encontrando preços mais baixos esse é o tipo de economia que pode colocar em risco sua carreira como tatuador.

Para quem vai se tatuar, a principal recomendação é exigir sempre que as agulhas que serão utilizadas na sua tatuagem sejam abertas na sua presença. Da mesma forma, ao final do trabalho confirme que as agulhas usadas em você foram descartadas de maneira correta.

Se o tatuador disser, ou você perceber que ele pretende reutilizar agulhas, não aceite. Se ele insistir, vá embora e procure outro profissional.

E sempre procure profissionais experientes sempre que decidir fazer uma tatuagem. Somente um tatuador experiente saberá qual a agulha de tatuagem mais indicada para conseguir reproduzir o desenho escolhido da maneira mais fiel possível.

Considerações finais

A tatuagem é um tipo de arte que depende de alguns acessórios além da habilidade e técnica do tatuador.

A máquina, a tinta e a agulha de tatuagem são fundamentais para que o tatuador consiga desempenhar seu trabalho de forma a destacar apenas sua técnica que será retratada para sempre na pele do seu cliente.

Seja você tatuador ou cliente, procure sempre saber a procedência das agulhas, certificar-se de que elas foram esterilizadas, e jamais utilize agulha de tatuagem reutilizada.

Essa prática pode trazer sérios riscos à saúde, inclusive ocasionando a transmissão de doenças como Aids e hepatite.

Gostou de conhecer as diferenças entre os tipos de agulha de tatuagem, como elas são soldadas de acordo com o trabalho que será realizado, e como podem ser usadas em vários estilos diferentes de tatuagem? Ficou com alguma dúvida? Escreva aqui nos comentários.

Faça um Comentário

/* ]]> */